RMR lidera demissão de domésticas:10 mil em abril

Antônio Assis
0
PE247 - A Região Metropolitana do Recife (RMR) foi a que mais demitiu trabalhadores domésticos ao longo do mês de abril. Segundo pesquisa do Departamento  Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que analisou os índices de emprego e desemprego em sete regiões metropolitanas do Brasil, dez mil trabalhadores domésticos formais e informais foram demitidos, uma queda de 8,1% na oferta de vagas entre os meses de março e abril. A principal razão dos desligamentos foi a mudança na legislação após a aprovação da chamada PEC das Domésticas, que elevou os custos trabalhistas com encargos como horas extras e adicional noturno.

Apesar do peso da nova legislação, o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães, observa que outros fatores também influenciaram as demissões. “Há uma série de fatores que podem ter resultado nas demissões, como o aumento da cesta básica, por exemplo. A inflação que pesa nos alimentos também pode ter levado as pessoas das classes C e D a reduzirem os gastos dispensando as profissionais”, declarou ao jornal Folha de Pernambuco.

O pesquisador observa, ainda que os desligamentos também podem ser explicados pela quantidade de empregadas sem carteira assinada e diaristas. “Como dois terços dos demitidos eram diaristas, não há porque vincular os números unicamente à PEC, tendo em vista que essas profissionais, por serem autônomas, não entrariam nas discussões sobre a nova lei”, explicou.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)