João Lyra nega interesse em disputar o Governo

Antônio Assis
0

PE247 – O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, declarou nesta sexta-feira (31) que trocará o PDT pelo PSB para ajudar o governador Eduardo Campos (PSB) em seu projeto presidencial em 2014 e não com a intenção de disputar o Governo do Estado. A declaração veio após um integrante da legenda socialista ter dito à Imprensa local que a troca da sigla por parte de Lyra não garante a sua candidatura ao Executivo estadual.

Campos tem evitado falar sobre eleição, seja ela para governador ou presidencial. Mas o nome de Lyra Neto está, sim, entre os principais da lista do pessebista para sucedê-lo no Governo Estadual. Além do vice-governador, estão entre os indicados os secretários estaduais Tadeu Alencar (Casa Civil), Paulo Câmara (Fazenda), Antônio Figueira (Saúde), Milton Coelho (Governo) e Danilo Cabral (Cidades).

O governador também pode apoiar o senador Armando Monteiro (PTB-PE), que tem como os dos seus principais objetivos disputar o pleito para governador. O PTB tem uma posição de independência em relação ao governo da presidente Dilma e, se Campos for realmente alçar um voo nacional visando o Palácio do Planalto, teria o apoio dos petebistas. Para tanto, Monteiro seria o postulante ao Governo do Estado.

Enquanto não discute as eleições para governador, Campos se movimenta para fazer com que a saída de Lyra Neto do PDT seja cautelosa, para não causar estremecimentos na relação entre o próprio governador e o presidente do PDT em Pernambuco, José Queiroz, prefeito de Caruaru, principal cidade do Agreste pernambucano.

Em meio às críticas sobre a antecipação eleitoral por parte de alguns membros do PSB, o partido realizará as chamadas "Jornadas Socialistas". Trata-se de caravanas com o objetivo de buscar novas filiações ao partido, que foi o que mais cresceu nas eleições municipais 2012 e hoje tem o maior número de prefeitura no Estado. Ao todo são 59, enquanto que o segundo colocado, o PTB, comanda 25 Executivos municipais.

As caravanas, que serão realizadas em 28 cidades do Estado, começam no próximo dia 8, em Caruaru, e terminam em setembro, no município de São Lourenço da Mata, Zona Oeste do Grande Recife. De acordo com o presidente estadual do partido, Sileno Guedes, as ações ajudarão na organização das correntes da legenda e, em consequência, no fortalecimento da base partidária.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)