Duas disputas, sete candidatos e Jetro fora

Antônio Assis
0
Gabriela Lopes
JC Online

A cinco dias da eleição suplementar para prefeito de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) impugnou a candidatura de Jetro Gomes (PSB). Em julgamento, ontem, a Corte manteve, por cinco votos a um, a decisão da juíza da 81ª zona eleitoral, Anna Paula Borges Coutinho.
O socialista venceu o pleito de outubro, mas não tomou posse por ordem judicial com base em denúncias de abuso de poder econômico e político, além de rejeição de contas públicas, e, mesmo assim, inscreveu uma chapa na eleição suplementar. Os desembargadores avaliaram que Jetro está inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

Ainda cabe recurso do socialista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Procurado pelo JC, Jetro nem o vice da chapa, Humberto Mendes (PTB), atenderam às ligações.
O TRE-PE também julgou ontem o caso do candidato Paulo Pontes (PRP), que teve o pedido de candidatura indeferido por ausência de documentação. O TRE-PE considerou que houve apenas um erro formal e o manteve na disputa.
Ainda foi julgada uma ação relativa ao candidato a prefeito de Primavera, na Mata Sul, Jadeildo Gouveia da Silva (PR), o Galego do Gás. O pedido de impugnação foi feito pela coligação de Severina Moura Batista Peixoto (PRTB), conhecida como Naza Pão com Ovo, que alegou inelegibilidade por rejeição de contas públicas em 2003. O juiz da 142ª zona eleitoral, Hugo Bezerra de Oliveira, já havia decidido pela rejeição da ação, mas Naza Pão com Ovo recorreu. Assim como na primeira instância, os desembargadores do TRE-PE entenderam que não houve comprovação de improbidade administrativa e, por quatro votos a dois, Galego do Gás continua na disputa.
No segundo caso, as duas cidades terão novas eleições no próximo domingo (2) porque os prefeitos eleitos, em outubro do ano passado, receberam mais de 50% dos votos válidos, mas tiveram as candidaturas impugnadas pela Justiça. Juntas, elas somam aproximadamente 37,7 mil eleitores aptos a votar.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)