Arquipélago de Noronha ganha usina de energia solar
PE247 – O arquipélago de Fernando de Noronha receberá uma nova usina de energia solar. O sistema responsável pela conversão de energia solar em elétrica terá uma potência de 500 kWp (quilowatt-pico) para gerar 777 MWh/ano, o que representa 6% do consumo da ilha. Com um investimento de R$ 11 milhões, a usina deve começar a operar até o final deste ano.
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), assinou no final da tarde desta terça-feira (21), o termo de cooperação técnica, no Centro de Convenções, sede provisória do Governo Estadual, Olinda, Grande Recife. A 545 quilômetros da capital pernambucana, Fernando de Noronha, que já possui uma usina solar em construção, receberá um sistema de controle junto com um banco de baterias com o objetivo de monitorar e gerenciar o sistema elétrico da ilha para absorver as variações da energia solar. Após o início dsa operações com os painéis fotovoltaicos, o consumo de combustível no arquipélago, utilizado na geração de energia elétrica e que atualmente é de cerca de 270 mil litros anuais, deverá será reduzido para 235 mil litros por ano.
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), do grupo da Neoenergia. Darão apoio à iniciativa a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ).

Comentários
Postar um comentário