O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), criou um espaço para que a população possa acompanhar e fiscalizar as obras de contenção do avanço do mar. Nesta segunda-feira (15), o tucano assinou a Portaria de nº3, que oficializa o Comitê Executivo de Acompanhamento das Obras de Contenção da Erosão Marinha (Ceamar). O grupo, constituído por representantes da prefeitura e sociedade, terá a responsabilidade de debater e monitorar todo o processo das intervenções de recuperação da orla, com reuniões que ocorrerão quinzenalmente.
“A partir deste momento, estaremos promovendo encontros com a sociedade, onde a nossa proposta é convocá-los para que possamos trabalhar em conjunto”, destacou o secretário Executivo de Meio Ambiente, Edvaldo Rufino.
Para o prefeito Elias Gomes, a recuperação da orla vai proporcionar à cidade a abertura de novos empreendimentos, assim como aquecimento da economia. Segundo o gestor, “por muitas décadas, o mar foi avançando e apenas paliativos foram feitos. Agora, está sendo realizado um grande serviço, orçado em R$ 40 milhões, que vai recuperar 5,8 quilômetros de orla. Para isso precisa da opinião dos cidadãos, que são os principais protagonistas desses investimentos, com a instituição do Comitê Orla”.
Blog da folha