Os vereadores do Recife Jaymme Asfora (PMDB), Raul Jungmann (PPS) e Aline Mariano (PSDB), realizaram uma visita ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para cobrar explicações da instituição sobre o afastamento da promotora do Meio Ambiente, Belize Câmara. Na tarde desta segunda-feira (4) os parlamentares se dirigiram ao edifício do MPPE que fica na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio e foram recebidos pelo chefe de gabinete, Ulisses de Araújo e Sá Junior, pois o procurador-geral, Agnaldo Fenellon, estava viajando para Brasília.
A líder da bancada da oposição e presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara, Aline Mariano (PSDB), ressaltou ser necessário esclarecer a sociedade sobre o assunto. “Não obtivemos todos os esclarecimentos porque não conseguimos audiência com o procurador-geral. Há um novo promotor que vai dar continuidade ao processo”, contou Aline que deu entrada na Câmara Municipal a um requerimento no dia 4 de fevereiro solicitando audiência pública para discutir o Projeto Novo Recife. “Espero que a gente consiga fazer essa audiência no mais tradar na primeira semana de abril”, adiantou.
Segundo informações dos parlamentares, o procurador-geral vai se pronunciar publicamente sobre o caso entre quarta-feira (6) e quinta-feira (7) em uma entrevista coletiva. “Apresentamos nossa perplexidade com essa remoção que achamos que foi motivada, pedimos que esse ato fosse revisto, pois a saída dela atinge o interesse público dos recifenses”, comentou Asfora.
Já o vereador Raul Jungmann, reforçou que esse ato truculento trará prejuízos ao MPPE, uma instituição bastante repeitada em todo o Estado. “Essa é uma questão inexplicável, porque é dada uma liminar contra o Projeto Novo Recife no dia 25, 26 e 28 de fevereiro e em 24h depois a procuradora é afastada de seu cargo. Isso efetivamente é inaceitável”, destacou Jungmann.
Ausônio Silveira
Leia Já