G1 PE
O Recife teve um dia diferente neste domingo (24). Foram liberados aproximadamente vinte quilômetros da pista para os ciclistas, ligando as zonas Norte e Sul da cidade, das 7h às 16h. A ideia deve ser repetida em todos os domingos e feriados. A sinalização foi reforçada e os cones deixavam os carros mais distantes, com agentes controlando o trânsito. As placas deixaram a convivência entre ciclistas, pedestres e motoristas mais tranquila.
O projeto de ciclofaixas é desenvolvido pelo banco Itaú, que venceu a convocação pública feita pela Prefeitura do Recife e já toca a ideia em outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. No lançamento do projeto, na última quinta-feira (21), o prefeito do Recife, Geraldo Julio, alertou os motoristas para que procurassem rotas alternativas e respeitassem os limites de velocidades, evitando acidentes com as bicicletas.
A ciclofaixa tem duas rotas: uma na Zona Norte, com 7 km, e outra na Zona Sul do Recife, com extensão de aproximadamente de 6,5 km. As duas se encontram no Marco Zero e, somadas com as ciclofaixas já existentes nos bairros de Boa Viagem e Casa Amarela, formam um corredor exclusivo de 25,5 km para os ciclistas. As ciclofaixas são bidirecionais, ou seja, de mão dupla.
saiba mais
Recife terá ciclofaixa móvel ligando
as zonas Norte e Sul aos domingos
Na Zona Norte, a faixa para ciclistas começa na Avenida Parnamirim, através da ciclofaixa de Casa Amarela, e segue pela Avenida Rui Barbosa, Rua Amélia, Rua José Luiz da Silveira Barros, a pista local da Avenida Agamenon Magalhães, Rua Leopoldo Lins, Rua dos Palmares, Avenida Mário Melo, Rua da Saudade, Rua Princesa Isabel, Avenidas Rio Branco e Alfredo Lisboa, chegando ao Marco Zero.
A ciclofaixa da Zona Sul começa no Parque Dona Lindu, segue pela ciclovia já existente da Avenida Boa Viagem, pelas Avenida Engenheiro Antônio de Góes, Engenheiro José Estelita e Sul, também chegando ao Marco Zero.