O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o mandato do vereador eleito de Jaboatão dos Guararapes - no Grande Recife - Melqui Almeida (PTC) por compra de votos e abuso de poder. A decisão foi tomada nessa quinta-feira (28) pela juíza da 147ª Zona Eleitoral Andréa Rose Borges Cartaxo, em resposta a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), acusando-o de compra de voto e abuso de poder. Melqui foi eleito em outubro passado com 2.084 votos.
De acordo com a ação, o vereador prometeu doar lotes de terrenos a eleitores em troca de seus votos. "Infere-se daí que o abuso do poder econômico se caracteriza quando existem condutas potencialmente lesivas à igualdade da disputa eleitoral, atingindo a lisura das eleições, que deve ser o alvo de toda a atuação da Justiça Eleitoral, do Ministério Público, partidos políticos e candidatos, inclusive o eleitor", diz a juíza na sua sentença.
Além da perda do mandato, Melqui foi condenado, junto com outras duas pessoas, a pagar multa de R$ 21.282 e à inelegibilidade por oito anos. A reportagem não conseguiu localizar o parlamentar nem seu advogado.
Blog do Jamildo