Sem alvará de funcionamento, Iguana, Roof Tebas e Studio 363 são interditados

Antônio Assis
0
6190e0edab4e4c47c54b8bd4d91966c6.jpg

Roof Tebas foi interditado pelos bombeiros e Dircon e não possui previsão de abertura
Foto: Suzan Vitorino/NE10

Suzan Vitorino
NE10
Depois da vistoria do Corpo de Bombeiros (CB) de Pernambuco e da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), três casas noturnas do Recife foram interdirtadas por não terem alvará de funcionamento da Prefeitura do Recife (PCR) - o Iguana Café e o Studio 363, em Boa Viagem, e o Roof Tebas, no Bairro do Recife. A inspeção aconteceu durante a tarde desta quinta-feira (31) e foi motivada depois da morte de 235 pessoas na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, no último domingo (27). Nesta sexta (1), segue a inspeção nas casas de shows Metrópole, na Boa Vista, Spirit Music Hall, nas Graças, e UK Pub, em Boa Viagem. 
Para funcionar legalmente, a casa noturna precisa de dois documentos - o alvará de funcionamento da PCR e atestado de regularidade do CB. Para conseguir o alvará, o empreendimento precisa ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), vistoria de responsável técnico do CREA, memorial das condições físicas do imóvel emitido pelo CREA e, caso trabalhe com manuseio de alimentos, documento liberatório da Vigilância Sanitária. 

De acordo com o coronel Carlos Casanova, do CB, as casas interditadas não possuíam o alvará. O Roof Tebas, local que abriga festas noturnas com frequência regular e funcionava no 8º andar do edifício Tebas, no Bairro do Recife, foi o primeiro estabelecimento que teve as portas fechadas. "O local possui uma série de irregularidades. Colocar 500, 1.000 pesoas aqui é uma temeridade", destaca o coronel. 

As irregularidades encontradas vão de instalações físicas a ausência de condições de fuga em caso de incêndio. "As instalações elétricas estão irregulares, as janelas não têm grades (apenas telas), as escadas possuem uma série de falhas, como falta de corrimão e de anti-derrapante, entre outras falhas. O local precisa construir mais duas escadas e um elevador de emergência", analisa Casanova. O espaço só pode voltar a operar caso cumpra todas as exigências solicitadas pela corporação. Falta de extintores, de iluminação de emergência nas escadas e de manutenção no único elevador são outros fatores que levaram à interdição.

Jamais um empreendimento como esse (Roof Tebas) pode funcionar em um local como a cobertura do Edifício Tebas
Questionado sobre as irregularidades, um dos sócios do Roof Tebas e síndico do edifício, Moisés Gonçalves, relata que não há previsão de retorno das atividades. "Demos entrada no alvará em 2011 mas ele não foi liberado. Não sabemos nem se vamos reabrir o espaço, talvez o Tebas tenha chegado ao fim", declara Gonçalves.
A boate Downtown Pub foi o segundo local visitado, situada no bairro do Recife Antigo. Foi notificada pelo CB devido a pequenas irregularidades, como iluminação de emergência de pouca qualidade, existência de botijões de gás de 13 quilogramas na cozinha e ausência de corrimão em uma das escadas. "A segurança do local é relativamente boa, mesmo assim precisa corrigir algumas falhas. Uma revisão geral nas instalações elétricas deve ser realizada. Os donos terão 30 dias para fazer isso, caso não façam, devem pagar multa de R$ 270 a R$ 2.270", explica Casanova.

Finalizando a vistoria em casas do Centro do Recife, o Restaurante e Casa de Show 100% Brasil, que fica na Rua Sete de setembro, no bairro da Boa Vista, também recebeu notificação. "É necessário fazer manutenção nas instalações elétricas e no frigorífico, além de sinalizar a saída de emergência. Em cinco dias, a casa deve mostrar projeto arquitetônico de plano de fuga, para caso de incêndio", destaca o coronel. O Studio 363, situado em Boa Viagem, também estava sem alvará de funcionamento e por isso teve as portas fechadas pela Dircon.

ZONA SUL - Outras duas casas foram inspecionados pela equipe do CB. O Dona Carolina e o Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem, foram notificadas por falhas na segurança. O UK Pub não foi vistoriado porque estava fechado.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)