Saiba como contribuir com a coleta seletiva

Antônio Assis
0

Morador não precisa se preocupar em separar vidro, plástico, metal e papel

O lixo é um problema que afeta diretamente o meio ambiente e traz prejuízos a saúde da população. Para que esses danos sejam reduzidos a coleta seletiva é imprescindível, principalmente quando se trata de materiais como pilhas, baterias e óleo de cozinha, pois com o tempo esses produtos acabam sendo nocivos.

Na cidade do Recife, o programa de coleta seletiva porta-a-porta acontece em 45 bairros, alternando com o serviço de coleta domiciliar, e o morador não precisa separar vidro, plástico, papel e metal. É necessário apenas, não misturar com o lixo orgânico e deixar os materiais em caixas ou sacos plásticos nas calçadas em dias de coleta. 

Uma dúvida frequente dos moradores é onde se deve armazenar óleo de cozinha, pilhas e baterias já que esses produtos não são recolhidos no momento da coleta e devem ser deixados em locais específicos. Segundo o Gerente de fiscalização da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Antônio Avelino, o correto é armazenar o óleo de cozinha em garrafas pet, ou em um recipiente fornecido por empresas de reciclagem de lixo. “Não se deve jogar na pia ou em um vazo sanitário. Isso pode ocasionar entupimentos nos canos e prejudicar sistema de esgoto da residência”, afirma.

No caso das pilhas e baterias, segundo o gerente, o correto é armazenar em potes de vidros ou plástico até que se possa levar a um local autorizado para o recebimento desse material. Nos programas de coleta seletiva os materiais recicláveis são destinados a organizações de catadores e no caso do óleo de cozinha, pilhas e baterias, são levados a empresas que gerenciam esse tipo de produto.

Qualquer dúvida os telefones para contato da Gerência da Coleta Seletiva são: 3355-1034, 3355-1036, 3355-1070 ou 156. Segue abaixo os endereços de locais onde se deve levar óleo de cozinha, baterias, pilhas e eletrônicos:



Carlos Simões
Leia Já

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)