Capitais terão teste rápido de HIV

Antônio Assis
0
Folha-PE

RIO DE JANEIRO (ABr) - O Ministério da Saúde vai disponibilizar, até o fim de 2014, unidades móveis de testagem rápida e gratuita de HIV/aids a todas as 27 capitais do Brasil. O público-alvo são homossexuais, mas o teste pode ser feito por qualquer pessoa. Além dos exames, as equipes dos trailers darão informações e apoio às populações mais vulneráveis à doença. 


Ontem, a pasta inaugurou um trailer no Rio de Janeiro. As cidades de Brasília, Recife e São Paulo já contam com o equipamento de testagem, que é parte do Projeto Quero Fazer, iniciado em 2011 pela ONG Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. 
"Estamos adquirindo 12 trailers para as capitais-sedes dos jogos, já na Copa das Confederações. E até o fim de 2014 pretendemos montar a estrutura para atender especialmente ao público de gays, travestis, profissionais do sexo, mas também ao público em geral”, afirmou o diretor adjunto do Departamento de DST/Aids, Eduardo Barbosa. No ano passado, foram realizadas 8.389 ações de aconselhamento e testagem em Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo 309 com resultados positivos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)