Sistema biométrico é lançado oficialmente no Recife

Antônio Assis
0

Filipe Barros - Diario de Pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (30), a implantação do sistema biométrico de votação, que fará uma verdadeira revisão do eleitorado no Recife para a próxima eleição, realizada no próximo ano. A cerimônia aconteceu no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, na Central de Atendimento ao Eleitor. A meta é recadastrar todos os eleitores de 57 municípios do estado até março de 2014.

Em entrevista ao Diario, o presidente do TRE, Ricardo Paes Barreto, fala dos avanços da implantação do projeto e quais os benefícios para as regiões. “O sistema biométrico marca a evolução do sistema eleitoral. O método nos conduzirá a um processo eleitoral rápido e principalmente mais seguro. Acabaremos com os eleitores fantasmas e aumentaremos o controle para comos eleitores”, defendeu.
Ainda segundo o presidente, 12 municípios já contam com o sistema e até março de 2014, a meta é atingir 70 municípios do estado. “Inicialmente as prioridades serão as áreas mais centralizadas, próximas a capital. Fiz questão de iniciar o processo pelo Recife, principalmente, por ser o maior colégio eleitoral do estado, e posteriormente pelas regiões mais próximas como todo litoral, Zona da Mata e Agreste pernambucano”. O gestor destacou que o investimento na implantação só na cidade do Recife fica próximo dos R$ 180 mil.
O recadastramento do eleitor é obrigatório. O cidadão deverá primeiramente agendar o procedimento, na página do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br), para evitar filas e agilizar o atendimento aos eleitores nos centros de atendimento. Após o agendamento, o mesmo deverá comparecer ao centro de atendimento munido do documento de identidade, do título de eleitor e um comprovante de residência atualizado.
O procedimento é gratuito e deverá ser realizado até 22 de março de 2014. O eleitor que não comparecer até este prazo, terá seu título cancelado, ficando impedido de votar nas próximas eleições, além de ser obrigado a pagar a multa e perder o direito de participar de concurso público, licitação e realizar financiamentos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)