Geraldo: todo gestor público tem que ser acompanhado

Antônio Assis
0
Amandra Seabra
Folha-PE


Depois de uma primeira semana de governo bastante movimentada, com a apresentação do terreno para a construção do Hospital da Mulher e um mutirão de limpeza, o prefeito Geraldo Julio (PSB) antecipa o início da segunda semana convocando seu secretariado para um encontro, em pleno domingo, com o objetivo de começar a apertar. A primeira reunião contou com a presença dos titulares das 22 pastas e alguns nomes do segundo escalão, como o secretário-executivo de Direito dos Animais, Rodrigo Vidal (PDT). Além de tratar da estruturação das secretarias e da reforma administrativa, o grupo discutiu a organização das metas de 2013, que devem ser apresentadas até o final de março.
De acordo com Geraldo, o grupo firmou cronogramas para janeiro, fevereiro e março. “Nesses meses vamos fazer um levantamento das ações  que estão em andamento, colocar isso junto do nosso programa de governo e pactuar as metas até o fim de março. A partir de abril a gente inicia o monitoramento intensivo de tudo o que for prioritário para o governo”, adiantou. O socialista ressaltou ainda que todas as metas e o monitoramento das ações serão disponibilizados para a população. “Vamos colocar na internet para que o cidadão possa acompanhar também e nos ajudar nesse monitoramento”. Questionado sobre a exposição dos secretários disse: “É bom (a exposição), todo gestor público tem que ser acompanhado”, cravou.

De acordo com o prefeito, o monitoramento servirá para agilizar as ações, já que seu objetivo é concretizar todas as propostas do seu plano de governo, que inclusive está registrado em cartório. “Nós temos o objetivo de, nos quatro anos, cumprir todo o programa de governo, que é um programa que foi avaliado e aprovado pela população. Para isso, uma parcela dessas ações precisa acontecer agora em 2013. Nós, por exemplo, no primeiro dia de governo, anunciamos  a ação  do Hospital da mulher, exatamente porque é um projeto grande e precisa de tempo para ser implementado. Então, vamos fazer, dentro dos quatro anos, e no primeiro dia gente já identificou o terreno e disponibilizou. Outro exemplo é o das ações de limpeza, que são importantes para a gente melhorar as condições da cidade e para realizar a Copa das Confederações. É isso, vamos correr intensamente para cumprir tudo”, prometeu.

Sobre as questões emergenciais, como o Carnaval e o início do ano letivo nas escolas municipais, Geraldo explicou que já participou de algumas reuniões para agilizar essas áreas. “Nós fizemos uma reunião no primeiro dia de governo com a equipe da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura e depois fizemos uma reunião com  o pessoal  da área meio, da Controladoria e Secretaria de Finanças, Assuntos  Jurídicos e Planejamento pra gente desempenhar tudo o que for preciso ser feito  para o Carnaval. Teremos reuniões diárias de acompanhamento neste sentido. Sobre o ano letivo eu já tive uma reunião com o secretário de Educação que já fez um primeiro levantamento e mostrou algumas providências que precisam ser tomadas”. Ainda na reunião, o prefeito determinou que cada secretário disponibilizasse, no mínimo, 3% das vagas de cargos comissionados da sua pasta para os portadores de necessidades especiais.
 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)