Diário de Pernambuco
O estoque do banco de leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) está quase zerado. O ano de 2013 já começou em alerta porque existem apenas 2,5 litos de leite materno no banco do HAM. No entanto, por dia, é necessário até seis litros do alimento para nutrir os bebês da Unidade de Terapia Intensiva, da Unidade de Cuidados Intermediários e do Alojamento Canguru. Por isso, o hospital faz campanha para sensibilizar as mães que estão com leite sobrando para que procurem o banco do HAM para fazer doações.
“Mais uma vez, estamos sensibilizando as mães que produzem leite em acesso para doar ao Agamenon Magalhães. Esse é um gesto muito simples, mas que ajuda a manter sadia várias crianças que precisam dos nutrientes contidos nesse alimento para sobreviver”, diz a coordenadora do Banco de Leite do HAM, Dulcinete Pinheiro.
“O leite materno contém anticorpos e fatores de proteção essenciais para auxiliar no crescimento do bebê, principalmente os prematuros e de baixo peso. Além disso, funciona como um protetor contra algumas doenças”, ressalta Dulcinete. As mães interessadas podem ligar para (81) 3184.1690 e fazer o agendamento da doação. Uma equipe do HAM vai até a casa da doadora para buscar o alimento. Para fazer a retirada do leite, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café.
“Antes de receber o leite, os potes devem ser levados ao fogo e mantidos em fervura por cinco minutos. O papel que vem na parte interna da tampa também precisa ser retirado”, avisa Dulcinete. Depois de realizado todo o procedimento, o pote deve ser armazenado no freezer, para que o alimento dure até 15 dias. A coordenadora do Banco de Leite ainda lembra que doações de potes também são aceitas.