Reserva florestal está sendo desmatada pela Prefeitura de Paulista, dizem moradores

Antônio Assis
0

Escavadeiras enterram as árvores em Maranguape I
Foto: Divulgação

Do NE10
Moradores de Maranguape I, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, estão denunciando a prefeitura de Paulista por estar desmatando uma área da Mata Atlântica para a construção de um Instituto Federal de Educação. Um Centro de Formação da Polícia Militar, uma auto-escola e um campo de futebol já funcionam no local.
Para não chamar atenção dos fiscais, as árvores derrubadas são depois enterradas, transformando todo o terreno em um loteamento irregular. Um morador enviou um vídeo para o NE10 que mostra a ação:
A área pertencia a família Lundgren e servia como pista de pouso para um avião particular. Segundo a lei, as árvores só podem ser derrubadas com autorização da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), que não as concedeu.
Com o desmatamento, alguns animais que moravam na mata foram parar dentro de estabelecimentos comerciais e residências. Os moradores chamaram o voluntário do Ibama Adriano Artoni para fazer o resgate dos bichos. Artoni trabalha com a instituição desde 1997.


"Eu fiz o resgate de 15 saguis, 17 cobras, 7 preguiças, um gavião e alguns roedores. Já que a casa deles está sendo destruída, eles têm que buscar outro local para viver," disse o voluntário. Alguns dos animais capturados por ele foram soltos em uma outra mata e outros foram levados para o Ibama.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)