Júlia Véras
Folha-PE
As instituições de ensino superior de Pernambuco que tiveram os vestibulares suspensos continuam aguardando a definição dos seus processos seletivos. A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), informou que ainda não foi oficialmente notificada pelo Ministério da Educação (MEC), e que irá recorrer dessa decisão assim que isso acontecer. No caso da Unicap, foram suspensos os concursos para Licenciatura em Matemática e Engenharia Civil. Ainda de acordo com a assessoria da instituição, as matrículas nos dois cursos estarão mantidas. Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aguarda a resposta da sua solicitação ao MEC. A UFPE já entrou com recurso junto ao Ministério solicitando a retirada da graduação em Engenharia Cartográfica da lista de cursos suspensos.
Na semana passada, o MEC divulgou uma lista de 200 cursos superiores que tiveram seus vestibulares suspensos, divididos em duas listas. Na primeira estão os cursos com tendência negativa, ou seja, que pelas avaliações de 2008 e 2011 mantiveram ou pioraram o seu resultado e não poderão ter seus processos seletivos abertos em 2013. Neste caso, figuram Licenciatura em Matemática da Unicap, Licenciatura em Pedagogia do Isef e Licenciatura em Biologia da Fasne.
Na segunda relação constam cursos com tendência positiva, que embora tenham apresentado um mau desempenho em ambas avaliações, numa segunda análise melhoraram. Eles terão um período de 60 a 180 dias para apresentar ao MEC a devida adequação aos critérios de avaliação. Esse é o caso dos cursos de Engenharia Cartográfica da UFPE, Engenharia Civil da Unicap e Licenciatura em Biologia da Unesf. Até o fechamento desta edição, a reportagem da Folha de Pernambuco não havia conseguido contato com a Fasne e o Isef.