Diário do Fera: concorrência de Medicina, Direito e Engenharia não assusta estudantes

Antônio Assis
0

Peterson Mayrinck/FolhaPE
Priscilla conta com experiências anteriores para superar concorrentes em busca de vaga em Medicina na UFPE
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou, nesta sexta-feira (28), a concorrência para o Vestibular 2013 da instituição. Entre os 15 cursos mais procurados pelos feras estão justamente as escolhas dos três estudantes acompanhados pelo projeto Diário do Fera, do portal FolhaPE – Medicina, Direito e Engenharia.

Medicina no campus Recife, curso que encabeça o ranking com concorrência de 35,3 candidatos por vaga, é a escolha de Priscilla Barreto. Para a estudante de 19 anos, a alta procura pela graduação - que lidera a lista pelo quarto ano consecutivo - não significa, necessariamente, uma dificuldade a mais. “Às vezes quantidade não é a mesma coisa que qualidade”, opina a jovem, que já enfrentou competições similares nos vestibulares passados.

Para Priscilla, as experiências anteriores são provas contundentes de que a concorrência não significa muita coisa. “Eu tiro por Medicina em Garanhuns no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) do ano passado. O curso teve uma concorrência mais alta do que o do Recife, mas teve notas mais baixas”, comenta a estudante. “Se eu tivesse me inscrito para Garanhuns, no ano passado, teria conseguido a vaga”, diz.
Allan Torres/Arquivo Folha
Concorrendo a uma vaga do curso de Direito, Higor diz que esperava que fosse maior, 20 candidatos por vaga
A sensação de despreocupação com a concorrência é compartilhada por Higor Araújo, que pretende uma vaga no curso de Direito – terceiro mais concorrido da UFPE neste ano. “Ainda pensei que seria pior, com 20 candidatos por vaga. Eu já sabia que a concorrência seria grande”, afirma o estudante de 16 anos. Nas próximas semanas, o aluno da Escola Referência no Porto Digital pretende manter seu cronograma: resolver provas antigas e tirar as últimas dúvidas antes do vestibular. "A divulgação não altera em nada minha programação", comenta.

    Para Ellen Capelo, de 16 anos, que tenta uma vaga em Engenharia, a concorrência também não foi um ponto negativo nessa busca pela aprovação no vestibular da UFPE. Com 8,7 candidatos por vaga, o curso é o 13º mais disputado. “Achei a concorrência baixa. Esperava de 16 para cima. Por um lado isso me deixa mais tranquila, mas por outro nem tanto. Ainda tem a nota do Enem, que ainda não vi, a concorrência é apenas para a segunda prova”, destacou.

    Arquivo Folha
    Ellen vai continuar os estudos em casa, focar nas específicas e nos assuntos que ainda não fixou
    A estudante comenta que a meta agora é estudar em casa. “Terminei as aulas preparatórias só para a federal, e até o dia das provas, vou continuar estudando as específicas em casa. Continuar aprimorando o que ainda não fixei”, disse.

    ENEM
    No mesmo dia em que foi divulgada a concorrência para o Vestibular 2013 da UFPE, também foi liberado o acesso às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serve como primeira fase do processo seletivo da UFPE. Segundo Priscilla, que já conferiu seu resultado pelo site do Inep, a avaliação foi positiva. “Apesar da minha nota não ter sido muito alta, a redação foi boa. Fiquei com uma pontuação razoável para a segunda fase”, comenta. Higor, entretanto, ainda não conseguiu acessar o site para saber sua nota - a página não carrega devido ao excesso de acessos simultâneos.
    Ellen também não conseguiu ver a nota do exame. Em contato com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, o site funciona normalmente. “Tivemos uma sobrecarga e entre as 13h e 13h30 o site foi retirado do ar para que o problema pudesse ser solucionado. Desde então, segue em pleno funcionamento”, informou.
     PETERSON MAYRINCK e DANÚBIA JULIÃO
    folha-PE

    Postar um comentário

    0Comentários
    Postar um comentário (0)