Coluna Panorama Político (25)

Antônio Assis
0
Ilimar Franco


Objeto de desejo

          O governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) está de olho no Ministério de Minas e Energia. Quer um aliado na pasta para o segundo tempo da luta pelos royalties do petróleo. Com o fim do mandato de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado, o ministro Edison Lobão fica sem seu maior aliado. Por hora, a disposição da presidente Dilma é a de manter o ministro no cargo.



No horizonte dos tucanos
A cúpula do PSDB está na expectativa de ter a mesma sorte do PT: não pagar nas urnas pelo julgamento do mensalão. Acontece que o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, quer julgar o quanto antes o chamado mensalão mineiro, que tem como réu o deputado e ex-governador mineiro Eduardo Azeredo. O processo está na fase final de instrução. Tudo indica que o relator do processo será o jurista que for indicado pela presidente Dilma para substituir o ex-presidente do STF, Ayres Brito. Os tucanos estão apreensivos com a possibilidade do julgamento, do que poderia se chamar “o pai do mensalão” ocorrer em 2014, ano da sucessão. 



É constitucional! É regimental, votar o Orçamento da União (para 2013) na Comissão Representativa do Congresso



Eduardo Braga 
Líder do Governo no Senado (PMDB-AM)


Inspiração
Nem só dos autos e do julgamento do mensalão vive o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. No domingo ele foi ao cinema, em Brasília. Ele assistiu ao filme “A Negociação”. Na tela, Richard Gere e Susan Sarandon. A história é de um magnata que protege sua imagem escondendo sua responsabilidade em um crime.


O critério

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), já teria decidido o critério para definir qual partido indicará o primeiro-secretário da Mesa. O PSDB e o PSD tem 51 deputados cada. A preferência seria pelos tucanos, o partido mais antigo.



Administrando a própria crise
Três marqueteiros, que se apresentam no mercado como “gestores de crise”, estão a procura de emprego. Apesar do êxito na CPI do Cachoeira, eles teriam levado um calote do cliente, o empresário Fernando Cavendish. 



Os estados à beira da falência
Os governadores de mais de uma dezena de estados estão com dificuldades de fechar as contas e devem iniciar o ano com a perspectiva de investimento zero em 2013. Alguns estados estão raspando o tacho para pagar o 13º salário. A choradeira é geral e todos acusam a política de isenções e redução de impostos do governo Dilma pelo que está ocorrendo em suas contas.



Afinando a viola
O presidente do PSD, prefeito Gilberto Kassab, e a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (PSD-TO) jantaram na quinta-feira (20). Depois dos atritos nas eleições, eles foram convencidos que o melhor é somar, ao invés de competir. 



Nos bastidores 
Especialistas em campanha eleitoral, que já fizeram várias campanhas presidenciais do PSDB, garantem que o ex-governador José Serra se movimentando para fazer o governador Geraldo Alckmin (SP) candidato ao Palácio do Planalto.



A presidente Dilma não quer ouvir falar de mudanças na Petrobrás. Maria das Graças Foster ainda não concluiu sua tarefa na presidência da estatal.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)