Prefeito de Natal Decreta Calamidade Pública na Saúde

Antônio Assis
0
Paulinho Freire assinou decreto de calamidade pública que foi publicado nesta terça-feira
Foto:Divulgação
Kívia Soares Do NE10/Rio Grande do Norte
 
O prefeito de Natal (RN) Paulinho Freire (PP) decretou estado de calamidade pública em toda a rede de Saúde do Município. O ato foi publicado na edição desta terça-feira (27), do Diário Oficial do Município (DOM), pelo decreto número 9.845 e vale pelo prazo de 90 dias.

Pelo decreto “fica autorizada a contratação direta dos profissionais necessários à continuidade dos serviços públicos de saúde, mediante procedimento de Chamada Pública a cargo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  Além disso, “considerando a urgência da situação vigente, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a manutenção dos serviços públicos de saúde, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos”, traz um dos trechos da publicação.

A justificativa do ato são as decisões de ações civis públicas em tramite na Justiça Estadual considerando o término da intervenção judicial determinada pela Justiça para o gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Ruy Pereira dos Santos (UPA Pajuçara) e o risco da interrupção das atividades da UPA, o que “agravará a sobrecarga das demais unidades de saúde da rede municipal e estadual, que prestam atendimento à população de Natal e municípios adjacentes”,  diz o decreto.
A Saúde na cidade enfrenta uma crise desde a Operação Assepsia do Ministério Público, que investigou fraudes na contratação de organizações sociais para administrar unidades de atendimento, que posteriormente, tiveram seus contratos anulados.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)