Pegadinha da Garota Fantasma de Silvio Santos Corre o Mundo

Antônio Assis
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Reprodução/SBT/The Sun
Reprodução/SBT/The Sun
A pegadinha da garota no elevador da emissora de Silvio Santos correu o mundo. Visto por quase dois milhões de pessoas no YouTube, comentado e compartilhado à exaustão nas redes sociais, o vídeo (veja abaixo) virou notícia em sites internacionais. Entre risadas, espanto pela excentricidade e até críticas por conta do risco aos quais são submetidos involuntariamente os participantes, a cena de susto da menina em forma de aparição fantasmagórica é impossível de ser ignorada.  
A produção - para quem ainda não assistiu ao vídeo - coloca uma câmera escondida dentro de um elevador e simula uma pane. A luz apaga e, por uma passagem secreta, uma pequena garota entra no compartimento. Com cabelos desarrumados, pálida, aparência de cadáver, ela segura uma boneca nos braços e grita com os ocupantes. O pavor toma conta do ambiente enquanto o riso - dos telespectadores, claro - rola solto.


Sites de notícias da Grécia, Irlanda, Reino Unido, França e países do oriente publicaram o vídeo do SBT na capa e comentaram trechos - segundo noticiou o próprio site do Sistema Brasileiro de Televisão. Críticos de cinema e observadores da televisão também postaram a brincadeira nas redes sociais . 

Reprodução/SBT/Huffington Post
Reprodução/SBT/Huffington Post


O quadro da câmera escondida é um recurso televisivo utilizado com eficiência pelo apresentador Silvio Santos desde o extinto Topa tudo por dinheiro. Em geral, os personagens principais da cena são transeuntes, candidatos a emprego e profissionais liberais colocados em situações embaraçosas, constrangedoras ou pavorosas para deleite dos telespectadores. Um corpo de atores se desdobra para garantir o curso das brincadeiras e ampliar o efeito das pegadinhas. Por trás, uma equipe de cinegrafistas registra as facetas da comédia.

Popularizadas pelo dono do SBT, hoje as pegadinhas e as variações - montagens apenas com o uso de câmeras escondidas - ganharam outras emissoras e se tornaram personagens coriqueiros da televisão brasileira.

Diário de Pernambuco

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