A estreia da turnê de Chão aconteceu em março, no Recife.
Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Do NE10
Depois de lançar o novo álbum no Recife e de apresentar o disco mundo a fora, Lenine volta aos palcos da capital pernambucana para mais um show da turnê Chão. A apresentação única acontece nesta sexta-feira (9), às 21h30, no Teatro Guararapes. Composto por dez faixas inéditas que trazem elementos como os ruídos sem edição, o trabalho apresenta-se "eletrônico, orgânico e concreto", como o próprio cantor define. É considerado um dos mais conceituais do cantor.
A produção e o palco são divididos por Lenine com os músicos Bruno Giorgi (seu filho) e JR Tostoi. Para o show, os três trazem o mesmo repertório do disco, com uma ambientação e estrutura de áudio especial. O espaço é cheio de instrumentos e equipamentos eletrônicos responsáveis por reproduzir os ruídos orgânicos presentes em nove das dez faixas do disco e que, no álbum, foram gravados in natura: o canto do canário-belga, a batida do coração, canto das cigarras e até o ruído de uma máquina de lavar. Esses efeitos podem ser conferidos em faixas como "Chão", "Envergo mas não quebro" e "Isso é só o começo".
Mas não apenas de novidades é feito o show, afinal de contas, esse é o décimo álbum de Lenine. O repertório para a noite de amanhã resgata sucessos do cantor, entre eles "Jack Soul Brasileiro", "Leão do Norte" e "Paciência".
Pernambucano, Lenine ganhou visibilidade nacional nos últimos anos, mas nunca se desconectou da sua terra. Por isso, nada mais natural que a estreia da turnê de seu novo trabalho, no último mês de março, acontecesse aqui mesmo no Recife, no Teatro Luiz Mendonça. O resultado foi de casa esgotada por dois dias e um sucesso de crítica.
Desde então, o espetáculo foi visto em mais de 20 cidades brasileiras, passando também por Chile, Argentina e Uruguai. Em junho, foi a vez do lançamento europeu, com apresentações em Paris, Toulouse, Milão e Vienne. De volta ao Brasil, Chão retomou seu giro nacional por Paraty, onde abriu a décima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
No vídeo abaixo, confira o ensaio geral da estreia de Chão, no Recife, em março: