Jackson Redescoberto

Antônio Assis
0
Talles Colatino
Folha-PE

No ano em que todos os olhares se voltam para a figura e o legado de Gonzagão, outro “rei”, falecido há 30 anos e responsável por propagar e respaldar os ritmos nordestinos é lembrado pela gravadora Discobertas. O legado de Jackson do Pandeiro é perpetuado com o lançamento de um DVD. Trata-se da participação do paraibano no programa MPB Especial, registrado em 1972, pela TV Cultura, e que se torna o primeiro registro audiovisual do artista lançado oficialmente.

O programa registra um momento renovador para a carreira de Jackson do Pandeiro, no qual contava com o apoio dos tropicalistas, em especial Gilberto Gil, que gravara canções do paraibano em seu aclamado “Expresso 2222”. O programa é formado por depoimentos do artista, intercalados por apresentações de sucessos como “Chiclete com Banana”, “O Canto da Ema”, “Sebastiana” e “A Mulher do Aníbal”. Registro não só precioso como necessário para desvendar ainda mais o legado do Rei do Ritmo. Preço médio: 29,90.
Ela por eles
Previsto para chegar às lojas em dezembro o CD e DVD “Elis por Eles”, projeto formatado por Pedro Mariano em homenagem a sua mãe, Elis Regina, falecida há 30 anos. A ideia foi ter apenas vozes masculinas revisitando um repertório conhecido da Pimentinha. O cardápio de intérpretes é bem variado, e vai de Cauby Peixoto (“Dois pra Lá, Dois pra Cá”) a Rogério Flausino (“Apren­den­do a Jogar”), passando por Jair Rodrigues (grande par­ceiro de Elis em vida, que, aqui, recria “Upa Neguinho” e “Arrastão”), Lenine (“Atrás da Porta”), Jorge Vercillo (“Mestre Sala dos Mares”), o próprio Pedro Mariano (“O Bêbado e a Equilibrista”), entre outros.

Vanessa

Dona de um projeto sólido e regular, Vanessa da Mata passou dois anos colhendo os frutos de uma obra delicada e brilhante, como é “Bici­cle­tas, Bolos e Outras Alegrias”. Mas o tempo pede e a cantora matogrossense avisa que o seu quinto álbum de estúdio já está pronto. O nome ainda não foi revelado, mas por decisão da própria artista, o lançamento fica só para 2013. Detalhe vai para a produção a quatro mãos do projeto, assinado por Kas­sin e Liminha, parceiros de longa data da cantora.

Caetano

Referência plena da fascinante inquietação que separa os bons dos melhores, Caetano Veloso revelou nos últimos dias a capa do seu novo trabalho, “Abraçaço”. Simples e forte, o rosto do baiano aparece segurado por várias mãos, transferindo para quem olha o sentimento superlativo sugerido pelo título. Os nomes das 11 faixas do álbum também foram revelados, com alguns bens sugestivos, como “A Bossa Nova é Foda”, “Funk Melódico” e “Quero ser Justo”. “Abraçaço” deve chegar às lojas ainda nesta semana.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)