Grito de Alerta Contra Descaso e Sucateamento do Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Antônio Assis
0
Estudantes, professores e funcionários da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM) denunciam que a situação vivida pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) é calamitosa. Em carta aberta afirmam que estão sofrendo, hoje, o resultado de anos de subfinanciamento do Governo do Estado, que como um teatro muito bem ensaiado, vem deixando os hospitais – bem como toda a UPE – à míngua, sem recursos e sem concursos. O quadro de pessoal está completamente defasado, com diversas enfermarias sendo fechadas simplesmente por não termos funcionários para atender os pacientes. Diversos pavilhões do HUOC estão precisando de reformas urgentes, sendo que dois já estão desativados sob essa justificativa, mas sem as obras terem começado. 
“Entendemos essa situação atual como resultado de uma péssima utilização da “Autonomia Universitária”. Temos o direito constitucional de decidir internamente tudo o que diz respeito à UPE, contudo não possuímos verbas para tal! Logo, um jogo de poderes entre Governo do Estado, Reitoria e Interesses Políticos é que retarda as decisões e controla o destino da nossa universidade. O resultado disso é um aprendizado inferior ao que deveríamos receber, por falta de estrutura e de pessoal para trabalhar dentro do HUOC. O hospital foi idealizado para praticar uma medicina de ponta, para que possamos nos formar com qualidade, prestar o serviço que a população necessita e produzir conhecimento, mas nada disso ocorre como deveria...

Os gestores da UPE, diante de todos esses problemas, o que tem feito? NADA! Conversa vai, conversa vem, e nada de concreto muda no dia-a-dia do HUOC. Sofremos diariamente com o drama de pacientes que deixam de realizar cirurgias e demais procedimentos por falta de materiais de rotina, chegamos até a ver pacientes morrendo por causa de atraso na realização de exames! Basta de absurdos! A UPE não vai mais ser tratada dessa forma!

Diante desse quadro de tragédia em que se encontra o HUOC que, como a ponta de um iceberg, anuncia que tem muito mais coisas acontecendo nós, estudantes da FCM, não podemos ficar parados! Temos que nos juntar e lutar por melhorias imediatas no HUOC!

- Assembleia Geral dos estudantes da FCM, nesta quinta-feira, dia 08/11, às 11h30, no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (UPE), bairro de Santo Amaro/Recife.
SIMEPE

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)