JC Online
Foto: AFP
A pergunta que assombrava
analistas, funcionários, concorrentes e applemaníacos quando Steve Jobs
morreu, há exato um ano, começa a ser respondida. Qual o futuro da Apple
sem Jobs no comando? O primeiro ano de ausência do gênio temperamental
que revolucionou a tecnologia no mundo foi marcado por recordes,
valorização da empresa e pesados investimentos. A conexão emocional dos
consumidores-fãs continuou a turbinar as vendas, o portfólio deixado
pelo líder garantiu o conteúdo de inovação e o novo timoneiro Tim Cook
conseguiu multiplicar os números das planilhas. A companhia também
enfrentou tropeços, mas nada que maculasse sua liderança.
No ranking deste ano das marcas mais valiosas do mundo, divulgado pela Interbrand, a Apple saltou da 8ª para a 2ª posição. Com o resultado, aproximou-se da líder Coca-Cola e deixou para trás IBM, Google e Microsoft. Hoje, a marca da gigante de Cupertino está avaliada em US$ 76,5 bilhões, contra US$ 77,8 bilhões da multinacional de bebidas.
A
preocupação dos analistas de mercado de que os preços das ações
despencassem ficou bem distante da realidade. Nos últimos 12 meses, os
papéis da Apple registraram alta de quase 78%, passando de US$ 378,25
para US$ 671,45. Na lista dos recordes, a companhia também alçou a maçã
ao topo do ranking das empresas mais valiosas da Bolsa Americana,
ocupada desde 1999 pela arquirrival Microsoft. Em agosto deste ano, o
valor de mercado da Apple foi calculado em US$ 623,4 bilhões e os
analistas não duvidam que a empresa crave US$ 1 trilhão ainda nesta
década. No ranking deste ano das marcas mais valiosas do mundo, divulgado pela Interbrand, a Apple saltou da 8ª para a 2ª posição. Com o resultado, aproximou-se da líder Coca-Cola e deixou para trás IBM, Google e Microsoft. Hoje, a marca da gigante de Cupertino está avaliada em US$ 76,5 bilhões, contra US$ 77,8 bilhões da multinacional de bebidas.
Os produtos da marca continuaram vendendo mesmo num ano de crise. Nos últimos 12 meses, as vendas do iPhone cresceram 28%, com 134 milhões de unidades comercializadas. O celular representa quase 50% das vendas do portfólio da Apple. E a versão 5, lançada em setembro, provocou as tradicionais filas e vendeu 5 milhões de unidades na primeira semana.
Um dos desafios da Apple será enfrentar o avanço do Android sobre o iOS. No ano passado, a empresa disputava ponto a ponto de participação, com 43% de mercado contra 47% do Android. Agora, o concorrente se descolou e já tem fatia de 68%. “A questão está no fator preço. Os tablets da concorrência estão mais competitivos e só será possível fidelizar ainda mais o consumidor Apple, porque o usuário comum poderá definir a compra pelo valor”, diz Rodrigues.
DESAFIO JC - Para homenagear Steve Jobs,
ícone da tecnologia mundial, o JC criou um desafio no Instagram. Os
assinantes do jornal que acompanham o perfil @JC_Imagem na rede social
de fotografia poderão participar da missão #instaJC16, lançada hoje e
que se estende até o próximo dia 12. O tema do desafio será "Meu momento
Apple". A proposta é postar fotografias que remetam a algum momento do
usuário com a empresa. O lema é abusar da criatividade e inovação,
valores que estão no DNA da gigante da maçã.
Os editores de fotografia da agência JC Imagem vão selecionar as três melhores fotos. Os vencedores do desafio vão ganhar kits contendo um iPod nano 6ª geração, além de boné e camiseta da com logomarca da Apple. Os brindes são um patrocínio da empresa Tropical Mac – Revenda e Assistência Técnica Autorizada da Apple, com unidades em Recife e Natal.
A promoção é exclusiva para assinantes pessoa física do Jornal do Commercio. Para concorrer, basta postar a foto do seu momento Apple no Instagram, com a hashtag #instaJC16. Em seguida é preciso enviar um e-mail para meumomentoapple@jc.com.br com o link da foto postada, nome completo do assinante e CPF para que a equipe do JC possa comprovar o cadastro.
Depois, é torcer para a foto ser escolhida e levar para casa o tocador digital que mudou a relação das pessoas com a música no mundo e redefiniu a indústria fonográfica.
Os três vencedores da missão serão conhecidos no dia 15 de outubro e terão suas imagens publicadas no JC e no JC Online. Os ganhadores poderão retirar os prêmios do dia 15 até o dia 30 de outubro, das 9h às 20h, na redação do JC, localizada na Rua da Fundição, 257, Santo Amaro, Recife.
Os editores de fotografia da agência JC Imagem vão selecionar as três melhores fotos. Os vencedores do desafio vão ganhar kits contendo um iPod nano 6ª geração, além de boné e camiseta da com logomarca da Apple. Os brindes são um patrocínio da empresa Tropical Mac – Revenda e Assistência Técnica Autorizada da Apple, com unidades em Recife e Natal.
A promoção é exclusiva para assinantes pessoa física do Jornal do Commercio. Para concorrer, basta postar a foto do seu momento Apple no Instagram, com a hashtag #instaJC16. Em seguida é preciso enviar um e-mail para meumomentoapple@jc.com.br com o link da foto postada, nome completo do assinante e CPF para que a equipe do JC possa comprovar o cadastro.
Depois, é torcer para a foto ser escolhida e levar para casa o tocador digital que mudou a relação das pessoas com a música no mundo e redefiniu a indústria fonográfica.
Os três vencedores da missão serão conhecidos no dia 15 de outubro e terão suas imagens publicadas no JC e no JC Online. Os ganhadores poderão retirar os prêmios do dia 15 até o dia 30 de outubro, das 9h às 20h, na redação do JC, localizada na Rua da Fundição, 257, Santo Amaro, Recife.