Renildo Calheiros Conquista Novo Mandato em Olinda

Carol Brito e Alex Ribeiro
Folha-PE

Uma vitória apertada e decidida nos últimos minutos da apuração. Foi assim que o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) garantiu a reeleição logo no primeiro turno com 50,45% dos votos (102.295), enquanto Izabel Urquiza (PMDB) ficou em segundo lugar com 40,44% (81.998). Os dois primeiros colocados disputaram voto a voto a preferência dos olidenses que acabaram escolhendo a continuidade do projeto comunista no município, iniciado com a eleição da deputada estadual Luciana Santos (PCdoB), em 2000. Armando Sérgio (DEM) ficou em terceiro lugar com 7,57% (15.351), seguido por Ediel Romão (PMN), 1,55% (3.316).
Após a confirmação da vitória, Renildo Calheiros enfatizou as dificuldades de administrar uma cidade complexa e de baixa arrecadação como Olinda e reforçou a ne­cessidade de corrigir os erros da primeira administração nos próximos anos. Entre os problemas apontados por ele, a gestão da Saúde foi o principal ponto a ser solucionado. O comunista apontou que, durante a campanha, ele ouviu sugestões e críticas que vão ajudar a renovar o seu governo.

Além das correções, o comunista não perdeu a oportunidade de alfinetar sua adversária. “Quando começaram as apurações, eu ouvi a candidata adversária em uma das rádios já comemorar o segundo turno. E eu estava dizendo: ‘Acho que essa moça está comemorando muito cedo’. Está aí nossa vitoria no primeiro turno”, colocou. Eleito com uma base de 21 partidos, Renildo reforçou que não dará para acomodar todos, mas que tentará formar um governo técnico levando em consideração as relações políticas.


Uma das principais lideranças de apoio do prefeito, Luciana Santos destacou que o apoio mais decisivo foi  do governador Eduardo Campos (PSB). “Minha presença era para reavivar na memória da população de como a cidade era e como ela está hoje. Mostrar que quem se apresentava como novo era a política velha, com práticas velhas”, pontou.


Segunda colocada, Izabel Urquiza considerou a eleição do município uma luta de “Davi contra Golias” e disse estar satisfeita com o resultado, mesmo não conseguindo chegar ao segundo turno. “Apesar de não conseguirmos o nosso objetivo, me sinto com o dever cumprido. O sentimento na rua foi muito positivo, tivemos uma votação expressiva”, ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa