Primeiro Prefeito Eleito Pelo PSOL em Capital Prega 'Socialismo do século 21'

Antônio Assis
0
AGUIRRE TALENTO
ENVIADO ESPECIAL A MANAUS
FOLHA DE SÃO PAULO

Primeiro prefeito eleito em uma capital pelo Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, Clécio Luís implementará em Macapá o que chama de "socialismo do século 21", com auditorias em contratos e participação popular na gestão. 

"Socialismo do século 21" é a mesma expressão usada por Hugo Chávez para definir seu governo. Clécio, no entanto, não citou o presidente venezuelano. 

Uma revolução socialista, atualmente, é "impossível", diz o prefeito eleito. 

Seu governo real socialista, diz, convocará a população para definir prioridades de investimento e concentrará as ações de governo na população mais pobre. 

As prioridades dos cem primeiros dias serão mais pragmáticas: limpeza de ruas e rios e a realização da primeira licitação para o transporte coletivo da capital do Amapá. 

"A nossa luta é pela inclusão social, pelo combate implacável à corrupção e também pela melhoria da vida do povo. Nós temos a compreensão de que não se faz nenhum tipo de revolução socialista em pleno ano 2012", afirmou à Folha o prefeito eleito. 

Segundo ele, há um problema "crônico" de desvio de recursos públicos na atual gestão. Por isso, uma das medidas mais radicais que fará é uma auditoria nos contratos da prefeitura, para rever possíveis gastos excessivos. 

O atual prefeito, Roberto Góes (PDT), passou dois meses preso em 2010 por causa de uma operação da Polícia Federal que apontou sua participação em um esquema de desvio de recursos federais. 

Góes contou com o apoio direto do ex-presidente Lula na tentativa da reeleição. 

Clécio venceu o segundo turno com 51% dos votos, ante 49% do atual prefeito. 

ALIANÇA COM DEM 

Para chegar ao poder, o candidato do PSOL fez aliança com diferentes partidos nanicos e recebeu apoio até do DEM no segundo turno, o que provocou uma divisão interna na legenda socialista. 

Ele afirma ainda não ter discutido se todos esses partidos participarão da prefeitura. "Aprendemos nesta eleição a experiência de nos mantermos firmes nos princípios, mas flexibilizarmos nas táticas, dialogar." 

Essa estratégia deverá ser debatida e repetida pelo partido nas próximas eleições. 

Primeiro turno, o PSOL conquistou a Prefeitura de Itaocara (RJ), sua primeira. 

A legenda foi lançada em 2004 por uma ala de dissidentes do PT expulsos do partido após a reforma da Previdência. Clécio também era do PT e saiu com os dissidentes. 

Nestas eleições, o PSOL até recebeu o apoio do PT em Belém, mas o candidato Edmilson Rodrigues perdeu para Zenaldo Coutinho (PSDB). "Não saímos do PT para sermos o anti-PT", disse.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)