Olinda Recebe Réplica do Cristo Redentor

Antônio Assis
0
Foto:Paulo Paiva/Folha de Pernambuco

Anderson Bandeira
Folha-PE


A secular Igreja do Santíssimo Salvador, popularmente conhecida como Igreja da Sé, no Sítio Histótico de Olinda, ganhou, neste domingo (30), a réplica do Cristo Redentor. Com três metros de altura, 1,5 metro de largura e feito de pedra-sabão, o monumento foi um presente dado pela Arquidiocese e estado do Rio de Janeiro a algumas capitais brasileiras e do mundo em comemoração ao aniversário do Cristo Redentor que ocorrerá no próximo dia 12 de outubro. A imagem foi acolhida pelo arcebispo de Olinda e do Recife, Dom Fernando Saburido, durante uma missa realizada na manhã do domingo.
"Ela foi pensada em comemoração aos 80 anos do monumento lá no Rio de Janeiro e a jornada mundial da juventude. De tal forma que pensamos em diversas atividades sociais, culturais e esportivas", explicou o representante da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Omar Raposo. Ainda segundo Omar Raposo, a vinda do monumento para o sítio histórico de Olinda marca ainda a passagem da exposição Cristo Redentor Para Todos. Nela, os católicos são convidados a conhecerem um pouco mais sobre a história do Cristo, inaugurado no dia 12 de outubro de 1931 no Morro do Concorvado.

O pensamento com a exposição é desmitificar a ideia de que Cristo Redentor foi um presente dado pelo governo Francês a nação brasileira. Conforme explicou dom Fernando Saburido, a réplica do Cristo ficará em exposição na Igreja da Sé, mas depois seguirá para São Lourenço da Mata. 


A réplica começou a ser distribuída nas grandes arquidioceses do Brasil e do mundo desde o ano passado. O Vaticano, país localizado na Itália, foi o primeiro a receber o monumento. Logo depois veio Brasília, Belo Horizonte, Paris (França), Aracaju e Fortaleza. Ontem, a missa em Olinda marcou a chegada da réplica no sítio histótico e futuramente chegará a Salvador, Canadá, Japão e São Paulo.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)