Humberto Costa Pede Ajuda Para Cidades Atingidas Pela Seca no Nordeste

Antônio Assis
0

O senador Humberto Costa (PT-PE) registrou em Plenário, nesta terça-feira (30), vários pedidos de prefeitos e lideranças de municípios nordestinos atingidos pela seca.

Entre as reivindicações apresentadas por Humberto Costa estão a aceleração das obras da adutora do rio Pajeú, que faz parte do projeto de integração do rio São Francisco e deve levar água a diversos municípios de Pernambuco e da Paraíba. Além disso, o senador listou como prioridades a anistia aos pequenos agricultores endividados; o estabelecimento de condições adequadas para transporte e alimentação do rebanho (reduzido a menos de 30%, na maior parte da região); e o aumento do ritmo das obras da transposição do rio São Francisco e das obras da Ferrovia Transnordestina; e também a construção de sistemas de abastecimento simplificado, como poços artesianos, pequenos açudes e cisternas.

Humberto Costa sublinhou que esta é uma das piores secas dos últimos 50 anos. Segundo ele, no período chuvoso de outubro a março deste ano, as precipitações na área afetada chegaram a apenas a 50% do esperado.

"Essa é uma situação preocupante, que diz respeito à vida de milhares de pessoas e ao desenvolvimento da nossa querida região. Estamos falando de falta de água para o consumo humano, para o consumo animal, para as lavouras - com repercussão não somente para as áreas mais áridas, como também para toda a região e o país", disse.

Humberto Costa lembrou que o governo federal editou recentemente a Medida Provisória 572/2012, que destina recursos da ordem de R$ 381 milhões para a compra de carros-pipa, bombas d’água e outros equipamentos para atender a região. Ele mencionou também a MP 583/2012, publicada na semana passada, que libera mais R$ 676 milhões para atender municípios que sofrem com a escassez de chuvas, especialmente no Nordeste.


Agência Senado

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)