O Protetor dos Animais

Antônio Assis
0
Débora Albuquerque
Diário de Pernambuco

O vigilante Ricardo Jorge comprou um carro apenas para socorrer animais. Veículo precisa de reparos. Foto: Arthur Souza/Esp.DP/D.A Press

Vontade de mudar e fazer a diferença. Foi este o motivo que levou o guarda municipal Ricardo Jorge da Cruz, 43 anos, a iniciar um projeto grandioso nas ruas do Recife: o S.O.S Animal. Há três anos, Seu Ricardo se divide entre o trabalho à noite e o "extra" de socorrer animais em seu carro durante o dia. Os usuários são donos que não têm condições de custear o transporte até uma clínica veterinária, onde o destino é, 90% das vezes, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E o esquema é simples. Basta ligar e dar o endereço, que Seu Ricardo prontamente vai até o local.
Protetor dos animais desde sempre, ele resolveu que queria fazer ainda mais, depois de presenciar a morte de um cão. A primeira etapa foi a compra do carro que o ajudaria a prestar o serviço para o qual ele não tem qualquer remuneração. “Fui atrás de qualquer tipo de carro que pudesse eu pudesse bancar. Até que achei este Fiat Premio ano 85 e comprei. É nele que os resgastes são feitos”, diz. O carro, porém, não se encontra em boas condições. “Todos os reparos que eu consigo fazer no carro são com ajuda das pessoas”, comenta.

Constamente ele rifa batedeiras, ventiladores e outros eletrodomésticos a preços simbólicos (um real cada), para ajudar na manutenção e abastecimento do automóvel. “Geralmente oferecemos a rifa a pessoas que já têm envolvimento com a causa animal. Muitas delas não compram pelo prêmio, mas só pelo prazer de ajudar mesmo”, diz Seu Ricardo. Hoje, além de lutar para conseguir prosseguir com o trabalho, ele tem outros planos. “O nosso objetivo agora é conseguir montar um abrigo para animais abandonados. É difícil, mas tenho fé que ainda vamos conseguir”.

Os casos de animais encontrados no meio da rua são os mais complicados. “Sempre que nos telefonam avisando que tem um animal precisando de socorro no meio da rua, perguntamos se alguém pode se tornar protetor, pois o animal tem que ser bem cuidado após o tratamento. Mas, graças a Deus, existem boas pessoas que se prontificam a ajudar. Esse é um dos grandes motivos da nossa luta pelo abrigo. Se existisse um local apropriado, isso já não seria um problema”, finaliza.

Na lista extensa de pessoas ajudadas por Seu Ricardo, está a aposentada Maria Cristina de Oliveira, 35 anos. “Ele faz um trabalho muito bonito. Sou muito grata por tudo que ele já fez por mim e pelos animais”, diz. Cristina precisou solicitar os serviços do S.O.S Animal para suas duas cadelas SRD. “Eu estava com oito cães dentro de casa e as duas já não tinham condições de ter filhos, por isso precisava castrar. Liguei pra ele e fomos ao CVA, onde foram castradas e estão muito bem hoje”, conta a aposentada.

Serviço:
S.O.S Animal – Ricardo Jorge da Cruz
(81) 8813-5569 / 9244-0455

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)