Suposto crime eleitoral aconteceu na manhã deste domingo, no Janga. Pessoas recebiam alimentos em troca de votos (Foto: Divulgação)
Confira no Blog da Folha, de Valdecarlos Alves, da Folha de Pernambuco:
A Associação de Moradores do Conjunto Beira Mar, no bairro do Janga, em Paulista, serviu nesta manhã de cenário para um suposto crime eleitoral. Pelo menos quatro pessoas foram levadas para a delegacia durante uma ação de distribuição simultânea de alimentos e panfletos dos candidatos a prefeito Júnior Matuto e a vereador Tonico, ambos do PSB. O flagrante se deu através de uma ação da Justiça Eleitoral e da Polícia Militar., onde foram apreendidos santinhos e materiais de campanha dos candidatos.
Entre os suspeitos estaria a presidente da Associação, conhecida como Janete. Segundo a denúncia, as frutas e verduras vinham da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os detidos foram levados para a Delegacia de Paulista, onde estão sendo ouvidos e liberados posteriormente pois são apenas os “beneficiados”. A polícia não conseguiu prender o grupo que distribuia os produtos.
Confira matéria do Diario de Pernambuco:
Eleições 2012 »Candidatos distribuem bananas em campanha de Paulista
Tércio Amaral
Em Paulista, no Grande Recife, uma distribuição de frutas durante uma ação política movimentou a campanha eleitoral neste domingo. De acordo com o oficial de justiça Marcos Albuquerque, um candidato a prefeito da cidade junto com um vereador estariam distribuindo bananas e outras frutas “casadinhas” com os santinhos (impressos com o número de cada um). “Uma líder comunitária estava cadastrando as pessoas, distribuindo as frutas e logo em seguida dava um santinho. Eu, inclusive, recebi um. Os no caso envolvidos foram encaminhados à delegacia de Paulista e deram depoimento. O material segue amanhã à Justiça Eleitoral do município”, declarou.
Os materiais apreendidos seriam do candidato à Prefeitura de Paulista, Júnior Matuto, e do candidato à Câmara de Vereadores da cidade, Tonico, ambos do PSB. A suposta ação promovida pelos dois teria o apoio da líder comunitária do Conjunto Beira Mar, conhecida como Janete. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa de Júnior Matuto, mas não obeteve sucesso.
Veja o que diz o blog de Jamildo, do Jornal do Commercio:
que horror!
Em Paulista, polícia investiga compra de votos
A eleição em Paulista – no Grande Recife – virou caso de polícia. A delegacia de plantão da cidade investiga um esquema de compra de votos flagrado na manhã deste domingo (9) pela Polícia Militar. Pessoas foram vistas distribuindo alimentos e santinhos do candidato a prefeito Júnior Matuto (PSB) e do postulante a vereador Tonico (PSB) em frente à Associação de Moradores do Conjunto Beira Mar, no Janga. Um oficial de Justiça acompanha o caso.