Exposições, Oficinas, Experimentos e Filmes Movimentam a Primavera dos Museus

Antônio Assis
0
Exposições, experimentos e filmes movimentam a Primavera dos Museus. Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press

Diário de Pernambuco

Em sua sexta edição, a Primavera dos Museus movimenta uma série de instituições culturais do país. O intuito é germinar novos pensamentos e ideias, a partir de exposições, debates, oficinas e outras atividades nesta última semana de setembro. A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), envolvendo 800 museus em 364 municípios. Em Pernambuco, ocorre em locais como o Museu de Arte Sacra, em Olinda (Alto da Sé), e no Museu do Cangaço, em Serra Talhada.Com fotografias de moradores da Cidade Alta em cenas de seu dia a dia, a exposição Olinda patrimônio cotidiano está em cartaz no Museu de Arte Sacra, onde também são realizadas oficinas de fotografia artesanal (técnica pinhole) e preservação de obras de arte sacra, para crianças a partir dos 10 anos. A programação se encerra no domingo, às 11h30, com performances do Maracatu Mirim Raízes de Pai Adão, comemorando a festa dos santos Cosme e Damião. O endereço é Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé. Os ingressos custam R$ 2 e R$ 1 (meia), de terça a sexta-feira, e a visitação é gratuita no sábado e domingo. Informações: 3184-3154.

Na Rua da Aurora, no Erem Ginásio Pernambucano, onde fica a sede do Museu Louis Jacques Brunet, é possível conferir a exposição Georg Marcgrave: O cientista natural da comitiva de Nassau. A mostra traz referências à trajetória pessoal e profissional de Marcgrave, que deixou amplo legado nos campos da cartografia e astronomia. Fone: 3181-4782.

O Espaço Ciência (Complexo de Salgadinho) participa da programação, das 8h às 17h, com oficinas e atividades como o Teatro Científico, a NanoExplora (apresentação ao público da nanotecnologia, utilizada para manipular estruturas muito pequenas, tornando possível a criação de estruturas funcionais) e o Barco Solar (movido à energia solar, que não faz barulho, não polui e não necessita de combustível, leva os visitantes num passeio pela deslumbrante paisagem do Manguezal Chico Science).

Já em Serra Talhada, no Museu do Cangaço, o visitante terá acesso a palestras, exibição de filmes e performances de dança, de terça a sexta-feira, a partir das 19h30. Informações: (87) 3831-3860.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)