Combate ao Câncer em Foco

Antônio Assis
0
Foto:Hesíodo Góes

Camila Lindoso
 
A aposentada Luciana Correia Pires, 68 anos, descobriu que tinha câncer de mama quando ainda trabalhava como nutricionista. Era 1997. Ela tinha 55 anos e a cirurgia era inevitável. Logo depois, enfrentou sessões de radioterapia e teve de superar o abandono do marido. Luciana foi uma das vítimas da enfermidade que motivou a pesquisa “Percepções sobre o Câncer de Mama - Quem são os aliados da mulher?”, realizada pelo Data Popular e Instituto Avon com mais de mil mulheres e 400 homens em 50 cidades brasileiras em cinco regiões do país.
O objetivo foi detectar as percepções da população acerca da simbologia ligada ao câncer de mama, o conhecimento sobre a enfermidade, os hábitos relacionados à prevenção, além da importância do profissional de saúde e dos familiares no apoio e incentivo à prevenção e ao tratamento.  “Quanto mais a sociedade se mobiliza para que as mulheres façam o exame para identificar precocemente a doença, menos mulheres morrerão de câncer”, disse Ronaldo Correa Ferreira da Silva, médico da divisão de detecção Precoce do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Apenas no ano de 2010, de acordo com o órgão, mais de 12 mil mulheres morreram em decorrência do câncer de mama. A estimativa para este ano é de que cerca de 52 mil novos casos sejam diagnosticados.


Segundo a pesquisa, as palavras medo, pavor, morte e tristeza são as que vêm à mente quando se pronuncia a palavra câncer. A situação fica ainda mais preocupante quando 28% das mulheres dizem que o médico nunca realizou o exame clínico de mama. “A presença médica é fundamental para que haja o diagnóstico precoce da doença”, comentou Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular. A pesquisa revela, também, que 38% dos homens acham que a presença da doença é determinante para o fim do relacionamento.


No evento de divulgação, realizado ontem, o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, afirmou que no próximo ano todas as etapas para o diagnóstico da doença, ou seja, a mamografia, ultrassonografia e biopsia, serão garantidas às mulheres. Além disso, o município de Caruaru contará com o primeiro Hospital da Mulher de Pernambuco, previsto para ser inaugurado no próximo ano. O evento contou ainda com a presença da ex-modelo Luiza Brunet, que recebeu o título de Embaixadora do Instituto Avon.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)