“Um Sábado em 30” Vem Aí

Antônio Assis
0
Reinaldo de Oliveira
Folha-PE

Os preparativos para a volta de “Um Sábado em 30” ao cartaz estão a todo o vapor. Há dois meses a peça está sendo remontada desde que novos intérpretes estão ocupando lugares de outros que, por motivo de doença ou de problemas pessoais, não podem estar presentes. As substituições em nada alterarão o valor da representação que, há 49 anos, encanta o público recifense. As dificuldades são muitas porém o resultado trará melhores condições de montagem, levando em conta que o cenário estará com toda a estrutura de madeira nova, os móveis de cena estarão reconstruídos e o guarda-roupa estará recuperado a ponto de dar maior autenticidade ao espetáculo.

Quando Luiz Marinho escreveu a peça, antes de 1962, deu-lhe um texto que foi o apresentado à comissão julgadora de concursos aos quais concorreu e saiu vitorioso. Estreada em 8 de julho de 1963 pelo Teatro de Amadores de Pernambuco, no Teatro de Santa Isabel, foi mantida em cartaz até hoje, com o sucesso que todos conhecem. Recife, Maceió João Pessoa, Campina Grande, Petrolina, Garanhuns, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Belo Horizonte e Brasília, conheceram a força de Luiz Marinho e a categoria da representação que o TAP faz da peça.

A temporada que vamos cumprir, inicialmente, será no Teatro de Santa Isabel e quem será responsável por ela é a Paulo de Castro & Produções que, pela primeira vez, faz parceria com o TAP. As datas marcadas são 13, 14, 15 e 16.

Embora o TAP seja proprietário do Teatro Valdemar de Oliveira, a quantidade de ocupantes da pauta, semanalmente, nos tem obrigado a recorrer a outros locais. O nosso querido Renato Phaelante nos pôs à disposição um novo espaço de que dispõe, na antiga residência da Ilha do Leite, que nos tem, graças à sua gentileza e à de Vanda, possibilitado nossos ensaios. Estaremos prontos na data prevista com novas roupagens e melhoramentos em figurinos e mobiliário, tudo fazendo para que os que não conhecem ou os que desejem repetir - alguns pela sétima vez - se sintam satisfeitos.

A peça é uma delícia para os olhos e os ouvidos. A reconstituição histórica do ano de 1930, num sábado em uma casa grande do interior, em Timbaúba, na casa de Seu Quincas e Dona Mocinha, é palco da ação, com Sá Nana comandando todas as bisbilhotices. O prazer que o público terá em assisti-la só se compara ao de nós, atores, ao compormos os personagens imaginados por Luiz Marinho. Nós, mesmo, nos divertimos a valer, ao mesmo tempo, como era do desejo do autor, em que nos esmeramos em atualizar o texto, enxugando-o ou mesmo incluindo novos valores.

A temporada está sendo ansiosamente aguardada desde que as contingências do destino que alcançou parte de nossos antigos intérpretes impediu a continuidade que desde 1963 era mantida.

A direção original de Valdemar de Oliveira está sendo mantida. Preparem o riso e a alegria pois “Um Sábado em 30” estará de volta.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)