TJPE Celebra 190 Anos Com uma Série de Eventos

Antônio Assis
0
LUIZ FILIPE FREIRE, MIRTHYANI BEZERRA e THOMAZ VIEIRA 

Folha-PE

Para celebrar os 190 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a entidade realizou, durante todo o dia de ontem, uma série de atividades alusivas à data. Os trabalhos foram iniciados às 9h, com uma missa de ação de graças, que aconteceu na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Santo Antônio, ministrada pelo padre Francisco Caetano. Às 10h, houve a aposição da fotografia do ex-presidente desembargador José Fernandes de Lemos. O ponto alto, no entanto, foi a entrega da Medalha do Mérito Judiciário “Desembargador Joaquim Nunes Machado” e do diploma de honra ao mérito, que aconteceu às 10h30, no Palácio da Justiça, sede do TJPE. 

“Esse é o mais alto reconhecimento do Poder Judiciário a pessoas que contribuíram com o nosso trabalho”, afirmou o presidente do tribunal, desembargador Jovaldo Nunes. Segundo ele, a medalha é uma demonstração da credibilidade no Judiciário. “É como disse o ministro Cezar Peluso em um dos seus discursos: a cada hora a procura pelo Judiciário é maior e isso é uma demonstração de que o povo brasileiro confia na Justiça”, afirmou. 

Dentre os agraciados estavam o procurador geral do Estado, Thiago Norões; a presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, Margarida Cantarelli; o procurador geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon; o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, representado, na ocasião, pelo padre Francisco Caetano Pereira e o advogado João Al­ves Barbosa Filho. “Fico mui­­to satisfeito em receber a medalha, lo­go eu, um modesto advogado, receber uma comenda dessa magnitude dos amigos do Tribunal”, disse João Barbosa. Dentre os que foram prestigiar o evento estava o empresário Armando Monteiro Filho. 

Além da entrega das comendas, também foi lançada, durante a cerimônia, a edição comemorativa da Revista TJPE e cartões postais alusivos aos 190 anos do tribunal. Também foram premiados servidores que tiveram fotografias escolhidas no Concurso de Fotografia do TJPE. 

CELEBRAÇÕES
A missa na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, que reuniu os magistrados, foi presidida pelo padre Caetano e teve a participação do padre Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e de dom Marcelo, servidor do gabinete do desembargador José Ivo de Paula Guimarães. “Para orgulho do nosso Estado, os magistrados cumprem bem a nobre missão de distribuir a Justiça”, ressaltou padre Caetano.

À noite, a comemoração continuou com jantar na ca­sa Blue Angel, na Madalena. “Fazemos esse jantar para receber os homenageados e todos os que fazem parte da instituição (o Tribunal). É também um registro para que a sociedade nos cobre que façamos um trabalho cada vez melhor”, declarou o desembargador Jovaldo Nunes. Entre os presentes estava o diretor de Assuntos Corporativos da Folha de Pernambuco, Eduardo Moraes, representando o presidente do Grupo EQM, Edu­ardo de Queiroz Monteiro.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)