Raquel Freitas
Folha-PE
A companhia aérea Copa Airlines anunciou ontem uma boa notícia para os pernambucanos que desejam seguir viagem para o México. A empresa criou quatro frequências semanais com rápidas conexões na cidade do Panamá. Isso significa dizer que não será mais preciso que turistas do Nordeste viajem a São Paulo para seguir destino ao país mexicano. A criação dessas novas rotas vai economizar em 30% o tempo de duração do percurso da viagem e estreitar a relação entre as duas nações.
Segundo o coordenador de Vendas da companhia, Gilson Azevedo, a redução na duração foi um fator crucial para a implementação dessa via aérea. “Com isso, o turista vai diminuir a quantidade de tempo que gasta e evitar a demora durante o check-in em São Paulo”, afirma. O preço das passagens do Recife para a Cidade do México (com conexão no Panamá) custa a partir de US$ 1,1 mil. Para o Panamá, o valor parte de US$ 566.
Em 2011, o número de brasileiros que visitaram o México cresceu aproximadamente 67%, em relação ao ano anterior, ficando acima de países como Rússia (54,6%), Peru (36,9%) e China (29,9%). De acordo com a diretora do Conselho de Promoção Turística do México, Diana Pomar, o crescimento de visitas ao país alavancou devido às facilidades migratórias.
“Se o brasileiro tiver visto europeu ou americano não será preciso tirar um visto mexicano. Caso não possua, ele tem a opção de tirar o visto eletrônico através do site do consulado (www.consulados.com.br/mexico), cuja validade é de 180 dias e não traz custo algum”, assegura. Ela ainda recomenda que o visto seja retirado com 20 dias de antecedência.