Manoel Guimarães
Folha-PE
Faltando dois meses para as eleições municipais, as lideranças nacionais do PT começam a chegar ao Recife para apoiar a candidatura do senador Humberto Costa (PT) à Prefeitura. Ontem, durante a inauguração de seu comitê, localizado no bairro do Parnamirim, o postulante petista recebeu o reforço do secretário-geral do PT nacional, Elói Pietá. Segundo o dirigente, o Recife é “prioridade nacional” do partido, daí a escolha dos principais líderes da sigla no Estado (Humberto e o deputado federal João Paulo) para a composição da chapa majoritária. “Nós do PT crescemos nos momentos dos grandes desafios, e esta eleição será mais um grande desafio que vamos vencer”, destacou Pietá.
Apesar da disputa localizada com o PSB, o secretário-geral afirmou que, se confirmada a vitória petista nas urnas, espera contar com o apoio do governador Eduardo Campos (PSB), mesmo este apoiando a candidatura de Geraldo Julio (PSB). “O povo do Recife merece continuar com a mesma administração do Brasil. Nós queremos o apoio do Governo do Estado, que aliás é uma obrigação com os municípios, e porque é governado por um partido que é aliado nacional nosso. Queremos especialmente que o Governo Federal continue fazendo aqui tudo o que tem feito pelo Recife e por Pernambuco”, argumentou.
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), também compareceu ao evento, junto com seu candidato à sucessão, o ex-secretário municipal Elmano de Freitas (PT). A situação da candidatura petista na capital cearense, aliás, se assemelha com a do Recife, pois aquele Estado também é governado pelo PSB, com Cid Gomes, que lançou o deputado estadual Roberto Cláudio, rompendo a aliança com os petistas. Uma das diferenças é que, em Fortaleza, o candidato do PT conta com o apoio da prefeita, enquanto no Recife, João da Costa (PT) ainda não se posicionou.
Em seu discurso, Luizianne alfinetou as pretensões socialistas de disputarem as duas prefeituras que o PT comanda no Nordeste. “O PSB foi eleito lá no Ceará com a ajuda do PT, assim como foi aqui. Mas chegou a hora de tomarmos nosso rumo”, disparou a prefeita. Já Elmano ressaltou a importância dos militantes nesse processo. “Fortaleza vai continuar a ser governada pelo partido de Dilma e de Lula, assim como o Recife. A gente pode ver por aí muita estrutura, mas tem uma coisa que nós construímos e que ninguém vai ter no Recife e em Fortaleza, que é a militância do PT”, destacou.