Plateia Lotada Para Receber Ana Botafogo

Antônio Assis
0
Rachel Morais
Folha-PE

Uma noite de Gala para a dança no Recife. Ontem, o Teatro Guararapes recebeu a Cia. Brasileira de Dança Clássica de São Paulo e a bailarina Ana Botafogo. O público lotou o teatro em plena quarta-feira para assistir ao balé dos jovens premiados em alguns dos maiores festivais de dança do mundo e a consagrada primeira-dama do balé clássico nacional. Foram apresentados diversos trechos de peças conhecidas, como “Coppelia” e “Morte do Cisne”, além das coreografias “Beatriz” e “Melodia Sentimental”, ambas encenadas por Botafogo.


A companhia anfitriã, a Academia Fátima Freitas, e o Ballet da Cidade do Recife apresentaram “Sonho de Don Quixote”, clássico do coreógrafo Marius Petipa, nascido na França. Na sequência, entraram os paulistas, encenando um trecho do primeiro ato de “Coppelia”, com destaque para a solista Paula Alves. Depois, o clássico “Morte do Cisne”, imortalizado pela bailarina russa Ana Pavlova, bem representada por Olivia Pureza que, apesar de curta, fez uma bela participação.


Ainda no primeito ato, foram apresentados os solos femininos “Variação de Swanilda”, do terceiro ato de “Coppelia”, e “Variação Esmeralda”. Também dois pas de deux “Diana e Acteon” e “Corsário Pas De Deux” e o solo masculino “Chamas de Paris”, com o jovem bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Moacir Emanuel. Para encerrar a primeira parte, foi a vez de Ana Botafogo adentrar o palco. Com a simples coreografia “Beatriz”, feita por Hélio Bejani especialmente para ela, Ana dançou a canção de Chico Buarque com a leveza de uma pluma, fruto experiência de uma carreira de 36 anos de balé clássico.


No segundo ato, “A Filha do Faraó”, “Paquita” e “Idílio”, primeiro lugar na categoria Clássico Avançado do 30º Festival de Dança de Joinville. E, para encerrar, o pas de deux de Ana Botafogo com Moacir Emanuel, “Melodia Sentimental”, uma coreografia de Heron Nobre para música de Heitor Villa-Lobos. Ovacionada pelo público depois de um hiato de cinco anos sem vir ao Estado, Ana dá sinais de que aposentará as sapatilhas em breve. Ao fim de uma produção no Theatro Municipal do Rio, a bailarina anunciou que encerrava ali as suas grandes produções, mesmo com a agenda cheia até o fim do ano.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)