Convidados pela diretoria da Orquestra Criança Cidadã, o violoncelista americano Andrew Honea, e sua esposa, a musicista Lisa Honea, estão ministrando aulas aos meninos e meninas do projeto desde a última quarta-feira (1°). Enquanto Andrew enfoca nas classes específicas de seu instrumento, Lisa concentra-se na música de câmara - executada por um pequeno número de músicos, em salas pequenas e com uma atmosfera mais íntima.
Para Andrew, a visita à Orquestra é como um sonho que se realiza. “Conheço o irmão de Cussy de Almeida, Waldemar de Almeida, há mais de 30 anos. Ele sempre me falou de sua terra natal, o Brasil, e da Criança Cidadã, com grande entusiasmo. Fiquei muito feliz pelo convite, mas não esperava que seria tão divertido”, conta. Acostumado a ensinar a adolescentes e crianças na Orquestra Pacific Symphony, California, através do projeto “Class Act”, similar à Orquestra Criança Cidadã, ele disse ter se surpreendido com o alto nível dos meninos brasileiros.
“Temos pontos parecidos, mas eu diria que, aqui, o trabalho afeta bem mais as vidas das crianças. É um projeto abrangente. Vocês estão produzindo estudantes maravilhosos. Seria um sonho termos algo assim nos Estados Unidos. Acredito que nos beneficiaríamos muito”, comentou.
Folha-PE