Isaac Causa Remoção de Famílias

Antônio Assis
0

Foto:Eric Gay/AE/AP

NEW ORLEANS (AE-AP/DJ e Folhapress) - O governo da Louisiana ordenou ontem a retirada da população que vive às margens do rio Tangipahoa devido ao risco de rompimento de um dique de contenção atingido pela tempestade Isaac. O rio já transbordou e as autoridades locais temem que um eventual rompimento da barragem inunde áreas próximas à divisa estadual com o Mississippi. A ordem de retirada abrange cerca de 50 mil pessoas. A tempestade continua a perder força enquanto segue rumo ao Arkansas, ao Norte, região assolada atualmente pela seca.

Ontem, a velocidade dos ventos caiu para 56 quilômetros por hora metade da mínima de um furacão, de 119 km/h. Apenas duas mortes foram confirmadas.
Enquanto isso, a tempestade tropical Isaac deixou mais de 1 milhão de imóveis residenciais e comerciais sem eletricidade na Louisiana e no Mississippi, informou o Departamento de Energia dos Estados Unidos. As fortes chuvas e os ventos levados pela tempestade interromperam a distribuição de energia elétrica a 889.515 imóveis na Louisiana a 155.600 no Mississippi, detalhou a agência governamental. O governo federal norte-americano declarou estado de emergência na Louisiana, no Mississippi, no Alabama e na Flórida.

Enquanto a tempestade Isaac avança lentamente pela porção continental dos EUA, o Porto de Petróleo Offshore da Louisiana informou que a melhora do tempo no litoral foi suficiente para permitir a retomada das entregas no terminal de Saint James desde a última quarta-feira. O fornecimento de energia elétrica ainda não foi totalmente restabelecido, mas o terminal opera com a ajuda de geradores, disse o porta-voz do porto, Barb Hestermann.

O mais recente boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) mostra que Isaac ainda é uma tempestade tropical, com ventos máximos sustentados de 65 quilômetros por hora. O olho da tempestade avança pela Louisiana a 15 quilômetros por hora e encontra-se 80 quilômetros ao Sul da cidade de Monroe.

Ao logo dos últimos dias, a tempestade Isaac continuou perdendo força à medida que avançava pelos Estados Unidos ontem e foi rebaixada à categoria de depressão tropical.

Kirk
O furacão Kirk se formou no meio do Atlântico e ganha força enquanto se dirigia para o Noroeste, transformando-se no quinto furacão desta temporada, informou ontem o NHC. Às 15h no horário local, e 12h no horário de Brasília, Kirk se encontrava 1.715 km a Nordeste da Ilhas Leeward e mantinha ventos estáveis de 120 km/h, sendo um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpsons de cinco níveis.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)