Hesíodo Góes/Arquivo Folha
Mirthiany Bezerra
Folha-PE
Será divulgada, na noite de hoje, o resultado da segunda pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) encomendada pela Rede Globo Nordeste em parceria com a Folha de Pernambuco, sobre as eleições no Recife. O NETV Segunda Edição trará dados sobre intenção de voto e índices de rejeição dos oito candidatos à Prefeitura do Recife. O diferencial em relação à primeira amostra é que essa rodada fará uma simulação de intenções de voto no segundo turno, com os candidatos mais bem colocados na pesquisa. Serão apresentados quadros sobre a evolução dos prefeituráveis de uma pesquisa para a outra. A Folha de Pernambuco irá detalhar os demais pontos do levantamento na edição de amanhã. Essa é a segunda de seis rodadas de pesquisas encomendadas pelas duas empresas de comunicação, em uma parceria inédita em Pernambuco.
Além da Folha, a Globo só tem parceria com O Estado de S. Paulo para divulgação de pesquisas eleitorais. A diretora de Jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, afirmou que, com base na primeira pesquisa, essa segunda possibilitará ao eleitor perceber a evolução dos candidatos a prefeito do Recife. “Isso é muito importante, porque dá ao cidadão a chance de obter mais informações sobre o seu candidato para que possa ponderar se a sua escolha é coerente”, afirmou.
Segundo o editor geral da Folha de Pernambuco, Henrique Barbosa, assim que a Globo divulgar os dados, a pesquisa será divulgada imediatamente no portal Folhape.com.br, Rádio Folha FM 96,7 e nos blogs. “Na edição do sábado, detalharemos toda a pesquisa, dando dados sobre a intenção de votos na estimulada, segundo turno e outros. Esse é mais um serviço que a Folha presta ao cidadão para que ele possa ter opções na hora de escolher o seu candidato”, disse.
Segundo o diretor de Negócios do Ibope Inteligência, Hélio Gastaldi, Recife é uma capital onde o processo eleitoral é bastante rico e complexo, por isso são necessárias, pelo menos, seis rodadas de pesquisa para conseguir mostrar a população o retrato do resultado das campanhas. “Em outras praças, nós fazemos no mínimo três rodadas, porque não é possivel dizer em uma única rodada a tendência de voto de um determinado local. Por isso que as rodadas são tão importantes”, afirmou.