Fidel Castro Completa 86 Anos Hoje

Antônio Assis
0
HAVANA (EFE) - O ex-presidente cubano Fidel Castro completa 86 anos hoje, longe da cena pública, com esporádicas aparições nos últimos 12 meses e sem ter publicado novos trechos de suas “Reflexões” desde o último dia 19 de junho. Para comemorar o aniversário do homem que comandou Cuba durante quase meio século, foram anunciados alguns atos como uma exposição em Havana com 13 imagens de Castro realizadas por destacados fotógrafos como Alberto Korda e modificadas artisticamente por um grupo de pintores locais. Em outras províncias do país acontecerão feiras populares e apresentações de livros.

Ontem, vários jornais locais lembraram a data, como o “Tribuna de La Habana” com um “Felicidades Fidel” em sua capa, ou o “Juventud rebelde” que publica um artigo assinado por Armando Hart, que define o ex-presidente como “um gladiador imbatível”, após elogiar sua “perseverança e vontade” ao “ultrapassar” a “prova terrível” de uma grave doença intestinal.

Fidel Castro chega a seu 86º aniversário após quase dois meses sem publicar novas “Reflexões”, a série de artigos que começou a escrever durante sua convalescença. Em fevereiro deste ano Fidel apareceu no lançamento da sua última biografia “Guerrilheiro do Tempo”, escrito por Katiuska Blanco. Ele também apareceu em público em uma reunião de nove horas com intelectuais cubanos em fevereiro e um encontro em março com pacifistas japoneses. No último ano, o líder cubano se reuniu com diferentes personalidades que visitaram a ilha, entre elas o papa Bento XVI. Em julho de 2006, Fidel a delegou o poder para seu irmão Raúl, que assumiu a presidência do país em 2008.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)