Centro Treinará Cães-Guias no estado

Antônio Assis
0
Milton Carvalho será o terceiro pernambucano a receber um cão guia

Glynner Brandão
Diário de Pernambuco

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado elabora um projeto para construir um centro de treinamento de cães-guias em Pernambuco. Todos os detalhes serão apresentados durante a 4ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, entre 20 e 22 de agosto, no bairro do Pina. Hoje, o estado conta com 1,9 milhão de pessoas com algum grau de deficiência visual. 

O local onde ficará o centro de adestramento ainda não foi definido. Os recursos, porém, são provenientes da Secretaria Especial de Direitos Humanos. “São repasses do Viver sem limites do governo federal”, comenta o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes. “A primeira fase é a sensibilização junto à sociedade. O cão guia significa inclusão social, um aumento significativo na qualidade de vida”, explica a secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes.

Brasília - Enquanto o centro não é construído, os pernambucanos contam com a solidariedade. O publicitário Milton Carvalho, 31anos, portador de glaucoma congênito, viajará rumo a Brasília para ganhar um cão-guia. Ele será o terceiro pernambucano a contar com a ajuda de um cachorro para se deslocar. “Estou contando as horas. Começo um novo ciclo da minha vida”, diz. O animal será doado pela Associação Brasiliense de Ações Humanitárias.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)