Professor é Quem Influencia Leitura

Antônio Assis
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SÃO PAULO (AE) - Se o País quiser melhorar o índice de leitura dos seus habitantes, é fundamental investir na capacitação do professor para esse fim. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro no ano passado, mostrou que os professores são os maiores influenciadores desse hábito. Entre as cinco mil pessoas ouvidas em todo o Brasil, 45% apontaram os mestres como tal. 

Esta foi a terceira pesquisa da série (iniciada em 2001) e, pela primeira vez, os docentes aparecem no topo da lista. No levantamento anterior, feito em 2007, as mães eram a figura mais lembrada nesse quesito. Elas apareciam com 49% das indicações, ante 33% dos professores. Dessa vez, tiveram dois pontos porcentuais a menos que eles: 43%. “Isso mostra a crescente importância da escola frente ao papel dos pais, que muitas vezes não conseguem dar esse exemplo”, afirmou a presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Pansa. “Logo, se tem esse status de influenciador, o professor precisa ser letrado, gostar de ler”, destacou.

No Brasil, no entanto, muita gente ainda corre dos livros. O resultado da pesquisa mostrou que apenas 50% dos brasileiros são considerados leitores - segundo a metodologia, pessoas que leram pelo menos um livro nos três meses precedentes ao questionário da pesquisa. É um índice menor que os 55% registrados em 2007. Nesses quatro anos, o número de livros lidos por ano também caiu de 4,7 para 4. A queda pode ser entendida pela preferência das atividades de lazer.

Em 2011, 28% disseram gostar de ler jornais, revistas, livros e textos na internet no tempo livre. O percentual era de 36% na pesquisa anterior, em 2007. Enquanto isso, o índice de quem gosta de assistir à TV subiu de 77% para 85%. “Estamos muito longe de alcançarmos países historicamente leitores, como Espanha e Portugal, que registram 10,3 e 8,5 livros ao ano por habitante, respectivamente”, disse Karen. No Brasil, são os livros didáticos, lidos por obrigação, os campeões.

Um antídoto para isso, explicou Karen, é exatamente o estímulo à biblioteca. “Precisamos ter estratégias. O público vai se interessar por um acervo bem catalogado, que tenha os livros mais vendidos, uma estante de obras que sempre se renove”, disse.

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