Os Perigos de Pedalar na Contramão

Antônio Assis
0
Ciclistas têm pedalado na contramão na ciclofaixa implantada no binário da Zona Norte do Recife. Foto: Marcos Pastich/JC Imagem

JC Online

São muitos os perigos de pedalar na contramão, embora muita gente não os conheça. Copiei essas explicações do blog Vá de Bike! (vadebike.org), especializado no mundo das bicicletas. Valem a pena serem lidas.
Pedalar no sentido contrário do tráfego da via:

Não é mais rápido: Ao contrário da crença polular, ciclistas que se integram ao tráfego normal de veículos chegam mais depressa ao destino. Quando você entra na contramão tem que parar ou diminuir o ritmo a todo instante (pelos motivos expostos nos itens abaixo), enquanto integrado ao tráfego de veículos você desenvolve velocidades maiores (principalmente considerando-se a velocidade média, que é o que determina a duração do trajeto).

Não é mais seguro: A maneira mais segura de pedalar no trânsito é fazer parte dele. De acordo com estudos científicos sobre colisões, ciclistas que pedalam na mão correta têm cerca de cinco vezes menos chances de colisão, comparados aos que fazem suas próprias regras em vez de se integrar às que já valem aos demais veículos. Segundo Bruce Mackey, diretor de segurança para Bicicletas em Nevada, 25% dos acidentes com ciclistas nos EUA resultam de ciclistas pedalando na contramão.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)