Em Busca da Vitória no Primeiro Turno
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado e Aluísio Moreira/SEI
PE247 – Os dois principais adversários na luta pela Prefeitura do Recife, o senador Humberto Costa (PT) e o ex-secretário estadual Geraldo Júlio (PSB), trabalham com a possibilidade de vitória já no primeiro turno. Apesar de nenhum deles ter alcançado nas pesquisas de intenção de voto um percentual capaz de assegurar o feito, nos bastidores das duas campanhas o pensamento que prevalece é o de que é preciso se evitar um enfrentamento entre eles num eventual segundo turno. A ideia corrente é a de que num estágio como esse seria impossível uma convivência tranquila entre os dois postulantes.
Na semana passada, inclusive, correu a informação de que Humberto teria até fechado um acordo para apoiar Mendonça Filho (DEM), rival histórico, caso o democrata alcançasse o segundo turno. A reciproca seria verdadeira se o petista encontrasse Geraldo Júlio numa segunda rodada da eleição. Os dois, no entanto, negaram tal acerto.
A verdade é que, principalmente para o PSB, seria cada vez mais difícil manter o discurso de aliado nacional do PT se, no Recife, houver uma disputa fraticida entre as duas legendas. Uma possibilidade que se torna cada vez mais provável.
Todavia, os socialistas precisam lutar para tornar Geraldo Júlio cada vez mais conhecido pela população recifense. O prefeiturável ainda passa despercebido pelas ruas da cidade. No caso de Humberto, os petistas prometem carga total no discurso de que o senador é o único candidato do ex-presidente Lula no Recife e que o ex-prefeito João Paulo, que vice na chapa do parlamentar, está completamente comprometido com essa campanha.
Mas para atrapalhar os planos de Humberto e Geraldo, de resolver a eleição já no primeiro turno, aparecem os deputados Mendonça Filho (federal) e Daniel Coelho (PSDB/estadual). O democrata foi apontado como opção de voto por 24% da população e o tucano superou a casa dos 9%. Ambos se mostram viáveis.

Comentários
Postar um comentário