Com Mercado Promissor, Católica Forma Primeira Turma de Jogos Digitais

Antônio Assis
0
Detalhe de exposição promovida por alunos do curso: incentivo ao empreendedorismo dos formandos

O primeiro curso de Jogos Digitais de Pernambuco, na Universidade Católica de Pernambuco, forma a primeira turma neste mês. O sucesso da iniciativa está inserida em um contexto bastante promissor para o setor no Estado. As aplicações em conteúdos de entretenimento, educação e publicidade motivam alunos a criarem seus próprios negócios.

Iniciado em 2010, o curso foi fruto de um projeto iniciado em 2007 quando o surgimento de demanda para aplicações multímidas, incluindo jogos, era uma tendência no Estado. Foi preciso também quebrar uma barreira de tratar o assunto dentro da Academia. “Mostramos que estudar jogos na universidade não é brincadeira, mas um trabalho muito dinâmico e difícil, onde a atualização é essencial para o sucesso”, disse ao NE10, o coordenador do curso Breno Carvalho.

Ele acredita que o mercado está aquecido para receber esses formandos, mas que ainda falta investimento em capital humano para captar mais projetos e assim, criar demadas por profissionais. “Temos poucas empresas em Recife, e algumas delas foram para São Paulo”, diz. Para ele, existem hoje novas possibilidades aos alunos, como o estímulo para abrir o próprio negócio. “Somos eduacados a fazer um curso superior para virar empregado, e não em empregador. Com novas perspectivas para incubação, vemos muitas oportunidades para que concluintes montem seu próprio negócio, realidade que não acontece comumente em nosso País”, opina.

Coordenador do curso, Breno Carvalho diz que o mercado está aquecido (Foto: Paulo Floro/NE10)

Um dos alunos desta primeira turma, Perseu Bastos, é fundador da startup Playfull Games, empresa que atua em diversas frentes de negócios voltada para jogos, como os “advergames”, soluções que utilizam conceitos de jogos na publicidade e “gameficação”, estratégias de marketing que convoca o consumidor a competir. Os sócios ainda planejam lançar um curso à distância sobre design para videogames. “Temos bons profissionais em nossa cidade que estão sendo mal aproveitados e coletados por empresas de fora. Queremos mostrar que é possivel realizar seus sonhos e projetos”, diz Bastos.

O curso tecnológico de Jogos Digitais terá vestibular no final deste ano para turmas de 2013. A duração é de dois anos e meio.

NE10

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)