Humberto Segue se Articulando
Leonardo Lucena_PE247 – Cautela e silêncio. Talvez essas sejam as melhores palavras para definir a postura do senador Humberto Costa (PT-PE) rumo às articulações após a homologação de suapré-candidatura à Prefeitura do Recife. Diferentemente do que muitos esperavam, ante o clima esquentado do PT recifense, o congressista prefere manter uma conduta mais reservada, não expondo o andar da carruagem, com o objetivo claro de evitar supostas interpretações equivocadas sobre a busca pelo entendimento político dentro da Frente Popular e, sobretudo, no Partido dos Trabalhadores.
Essa forma de agir por parte de Humberto Costa se deve à necessidade de não desgastar mais ainda a imagem do PT recifense, não apenas na capital pernambucana, mas também no Brasil. E, depois da intervenção da Executiva Nacional para oficializar o nome do senador como postulante petista ao pleito municipal, a legenda atravessa um momento um pouco mais singular, na medida em que as incertezas pairam num tabuleiro, no qual não sabe ao certo como se dará a costura das alianças partidárias.
Um reflexo dessas incertezas quanto à união na base governista é a possibilidade do PSB, comandado pelo governador Eduardo Campos, em lançar uma candidatura própria, se a crise petista gerar impactos negativos às outras siglas aliadas. Até porque, este fato pode acabar se refletindo no Interior, tudo o que Campos não quer. Por isso, os socialistas, mesmo aparentemente respeitando o processo interno do PT, colocam na pauta outras vias de candidaturas por estarem cientes da total capacidade do gestor estadual ser um grande aglutinador político.
No entanto, esta novela não está totalmente encerrada. O prefeito João da Costa ainda pretende ingressar com um recurso no Diretório Nacional do PT, a fim de assegurar sua pré-candidatura, o que está difícil de se concretizar. Mas o fato é que nem mesmo a decisão do gestor municipal em recorrer ao diretório e as declarações da ala pró-Humberto, da corrente Construindo Um Novo Brasil (CNB), de que João da Costa estaria se fazendo de “vítima” tiveram maiores repercussões comparado ao cenário de indefinição entre os aliados no momento.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário