ONU Premia Seminário Pernambucano

Antônio Assis
0
PE247 - Os Seminários Regionais Todos por Pernambuco, instrumento utilizado pelo governo do Estado para eleger as prioridades da gestão com participação popular, acabam de ser premiados pela ONU. A iniciativa liderada pelo governador Eduardo Campos ganhou o "Prêmio das Nações Unidas de Serviço Público (UNPSA)", atribuído anualmente com o objetivo de reconhecer boas práticas de administração, estimulando a difusão desses avanços em todo o mundo. O amplo painel com criticas, sugestões e demandas é consolidado em documentos como o Plano Plurianual (PPA) e na própria Lei Orcamentária estadual.

Esta prática institucionalizada pelo Modelo de Gestão estadual, adotado desde 2007. Em sua segunda edição, ocorrida no ano passado, o Governo de Pernambuco foi a 12 cidades-polo das Regiões de Desenvolvimento do Estado.

Um dos resultados mais concretos dos debates foi a marca de 26 mil propostas, apontando para atividades, projetos ou políticas públicas. Estas foram posteriormente analisadas, priorizadas e consolidadas no Plano Plurianual (PPA), configurando a base do planejamento e da gestão do estado nos anos seguintes. A prática implementada em Pernambuco foi considerada a melhor e mais inovadora sistemática de participação popular, com demandas incorporadas na formulação de políticas públicas.A cerimônia de premiação se dará na Sede das Nações Unidas, na cidade de Nova Iorque (EUA), no próximo dia 25 de junho de 2012, na abertura de evento que abordará o tema "Inovação no Envolvimento do Cidadão para Efetiva Governança", organizado pela Divisão de Administração Pública e Gestão de Desenvolvimento do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)