Ampliando o horizonte das homenagens aos cem anos de nascimento de Luiz Gonzaga, será lançado no próximo sábado (30) em São Paulo, o projeto “Gonzaga em 10 movimentos”, desenvolvido pela banda Balaio de Aço, que conta com o jovem caruaruense Lello Bezerra nos vocais. Na apresentação, a banda fará releituras inéditas que mesclam ritmos como o jazz, rock, soul, blues e música eletrônica às riquezas dos ritmos nordestinos. Não há ainda previsão de shows em outras cidades.
Pela primeira vez na história, toda a discografia de Luiz Gonzaga será reeditada em CD. A promessa é da gravadora Sony Music, que detém o catálogo da RCA, pela qual o rei do baião lançou a maior parte de sua obra. A empresa também negocia com a EMI o licenciamento dos álbuns que o músico pernambucano produziu pela Odeon. Com previsão de chegar às lojas em pequenos lotes a partir de setembro, o pacote soma 58 discos, que serão vendidos separadamente.
Foi divulgado recentemente no youtube e no site www.gonzagadepaiparafilho.com.br o trailer da cinebiografia “Gonzaga - De Pai para Filho”, que deve chegar aos cinemas do País em outubro. A direção é de Breno Silveira, responsável pela quinta maior bilheteria do cinema brasileiro com “Dois Filhos de Francisco”, e acompanha a história do sanfoneiro Luiz Gonzaga e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha, mostrando todas as diferenças que pai e filho tiveram ao longo de suas vidas. Três atores assumem o papel principal, mas o destaque ficou a cargo de Nivaldo Expedito de Carvalho, mais conhecido como Chambinho do Acordeom, que interpretará Gonzagão entre os 30 e 50 anos, período no qual a sua carreira deslanchou. Algumas cenas mostram a charmosa Recife da década de 1950, enquanto que outras supreendem na atuação impressionantemente similar de Júlio Andrade no papel de Gonzaguinha.
Folha-PE