Ibama Apreende Pássaros, Macaco e Tatu em Operação Contra Cativeiros ilegais na Paraíba

Antônio Assis
0
5dd39ef8916823f2226cd4caf0864427.jpg
Macaco foi um dos animais apreendidos pelo Ibama em operação contra cativeiros realizada no Sertão da Paraíba
Foto: Ibama/ Divulgação
Vanessa SilvaDo NE10/ Paraíba

Durante ações de fiscalização realizadas no último final de semana nos municípios de Patos, Pombal, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras e Sumé, todos no sertão da Paraíba, o Ibama apreendeu cerca de 50 pássaros, um macaco e um tatu-peba que estavam sendo mantidos ilegamente em cativeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, diversas áreas onde há concentração de ninhos de arribaçãs foram percorridas e fiscalizadas, com o objetivo de coibir a caça das aves migratórias. Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, que fica em Cabedelo. Lá os animais recebem cuidados veterinários e passam por quarentena. Nesse período, é avaliado se possuem condições de ser reintroduzidos em seus habitats.

Três homens flagrados com os animais foram autuados e receberam multas que, somadas, chegam a quase R$ 50 mil. Eles responderão ainda a um processo por crime contra a fauna, cuja pena pode ser de seis meses a um ano de detenção. Durante a operação os agentes também apreenderam um trator de esteira que estava desmatando cerca de 12 hectares de caatinga. As atividades na área desmatada foram embargadas.

Segundo o chefe da fiscalização do Ibama na Paraíba, Rodrigo Escarião, o combate aos crimes contra a fauna é uma das prioridades do órgão no estado. "As operações são realizadas continuamente, e a pessoa que insiste em caçar ou manter animais silvestres em cativeiro ilegal pode ter a certeza que em algum momento será alcançada pela fiscalização do Ibama e sofrerá as penalidades previstas na legislação", disse.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)